Notícias | Dia a dia | US Open
Stosur e Zhang vencem 11ª seguida e conquistam NY
12/09/2021 às 16h38

Stosur e Zhang mantiveram o embalo após o título de Cincinnati

Foto: Garrett Ellwood/USTA

Nova York (EUA) - Três semanas depois do título do WTA 1000 de Cincinnati, a australiana Samantha Stosur e a chinesa Shuai Zhang conquistaram também o US Open e chegaram a onze vitórias seguidas no circuito. Stosur e Zhang superaram neste domingo em Nova York as jovens norte-americanas Coco Gauff, de apenas 17 anos, e Caty McNally, 19, por 6/3, 3/6 e 6/3 em 1h55 de partida.

Este é o segundo título de Grand Slam da parceria, que já havia vencido o Australian Open de 2019. Veterana de 37 anos, Samantha Stosur já acumula oito troféus de Slam. Ela foi campeã de simples no US Open de 2011, vencendo Serena Williams na final, além de quatro conquistas nas duplas femininas e mais três nas duplas mistas. Em Nova York, já havia sido campeã de duplas na temporada 2005.

+ Stosur: 'Fiquei emocionada com medalha da Luísa Stefani'

Ex-número 1 de duplas, Stosur aparece atualmente no 55º lugar do ranking de duplas. Ela voltará ao top 30 após o torneio, mas só deve voltar a jogar no ano que vem. Este foi seu primeiro Grand Slam desde o nascimento da filha, Genevieve, em junho do ano passado. Com o calendário bastante reduzido, considerando também as restrições vigentes na Austrália, ela está longe de casa desde junho, quando viajou para jogar Wimbledon, Olimpíadas e a preparação para o US Open.

Zhang e norte-americanas também sobem no ranking, Hsieh volta ao número 1
Shuai Zhang, de 32 anos e 49ª do ranking, comemora seu segundo troféu de Grand Slam e voltará ao grupo das 20 melhores do mundo. As jovens Gauff e McNally, que disputaram a primeira final de Slam, também chegarão ao top 30.

O ranking também terá uma troca de liderança, com a taiwanesa Su-Wei Hsieh ultrapassando a belga Elise Mertens, sua atual parceira, mas que tinha pontos a defender do título de 2019 ao lado de Aryna Sabalenka. Hsieh fará sua sexta passagem pela liderança e acumula 45 semanas como número 1.

Jogo equilibrado teve apenas três quebras
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Stosur e Zhang já na reta final do set. A australiana e a chinesa não enfrentaram break-points e cederam apenas cinco pontos nos games de serviço. Com muito apoio da torcida, a jovem dupla norte-americana reagiu no segundo set. Gauff, que não vinha tão bem junto à rede, apostou em seu bom jogo do fundo de quadra e conduziu a parceria para empatar o jogo. Novamente, o set teve só uma quebra já na reta final da parcial.

O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio e teve oportunidades para os dois lados. Gauff e McNally encararam alguns games longos no saque, enquanto Stosur e Zhang reverteram um 15-40 no sétimo game. Logo na sequência, a australiana encaixou uma excelente devolução para conquistar a última quebra da partida. Ela e a chinesa defiram a vitória no game seguinte.

Comentários