Notícias | Dia a dia | US Open
Alcott e De Groot conquistam o raro Golden Slam
12/09/2021 às 18h27

Dylan Alcott, de 30 anos, tem carreiras vitoriosas no tênis e no basquete em cadeira de rodas

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - A holandesa Diede De Groot e o australiano Dylan Alcott conseguiram uma impressionante façanha no tênis em cadeira de rodas. Ambos conquistaram os títulos em suas categorias do US Open e completaram o Golden Slam, já que também foram campeões do Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e dos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021.

Líder do ranking feminino, Diede de Groot venceu neste domingo a japonesa Yui Kamiji por 6/3 e 6/2. A final em Nova York foi uma reedição da final Paralímpica, disputada há pouco mais de uma semana. A holandesa de 24 anos também havia sido campeã de duplas no último sábado, ao lado da compatriota Aniek Van Koot. Juntas, elas venceram Kamiji e a britânica Jordanne Whiley por 6/1 e 6/2.

"Acho que este foi o objetivo principal para mim nas últimas semanas e havia muita pressão sobre isso. Mas você precisa administrar isso e se concentrar nas coisas em que precisa fazer", disse de Groot após a partida. "Eu fiz isso muito bem neste torneio. Acho que a final agora mostrou que eu estava um pouco nervosa e que não estava realmente no máximo do meu jogo".

"Acho que todos perceberam que havia uma pressão para eu conseguir o Golden Slam e estou muito feliz por vencido", comenta a holandesa, que tem agora 24 títulos de Grand Slam, considerando simples e duplas. "Mal posso esperar para voltar para casa e comemorar com minha família, amigos e todos que me apoiaram nas últimas semanas. Sei que muitas pessoas estão assistindo, apesar de haver uma grande diferença de fuso horário".

Pouco depois foi a vez de Alcott ser campeão no Quad, destinado para atletas com deficiência nos membros superiores e inferiores. O australiano de 30 anos venceu o holandês Niels Vink por 7/5 e 6/2. O resultado serviu de revanche para Alcott, que perdeu a final de duplas no sábado. Ele jogou ao lado do compatriota Heath Davidson, enquanto Vink formou uma parceria holandesa com Sam Schroder, que venceu a final por 6/3 e 6/2.

Além da trajetória vitoriosa no tênis, Alcott também fez carreira de sucesso no basquete em cadeira de rodas. Nas Paralimpíadas, foi ouro em Pequim e prata em Londres jogando basquete. Já no tênis ganhou ouros em simples e duplas no Rio de Janeiro, além do ouro em simples e prata em duplas no Japão.

"Não consigo acreditar que acabei de ganhar o Golden Slam", disse Alcott durante a cerimônia de premiação. "Eu costumava me odiar tanto. Odiava minha deficiência. Eu nem queria mais estar aqui, até descobrir o tênis e isso salvou a minha vida. Agora, me tornei o único homem a vencer o Golden Slam no tênis e isso é muito legal. "

"Muito obrigado a todos os envolvidos aqui no US Open. É um evento incrível. Agradeço a todos os patrocinadores e a todos que fizeram acontecer. Obrigado também por nos colocarem nas principais quadras do torneio, mudando minha vida, a do Niels, e a de milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo".

Kunieda conquista o 8º US Open e o 25º Slam de simples
Quem também foi campeão do US Open foi o japonês Shingo Kunieda, que conquistou o título da chave masculina do tênis em cadeira de rodas vencendo o britânico Alfie Hewett por 6/1 e 6/4. Kunieda, de 37 anos, tem agora oito títulos de simples em Nova York e 25 troféus de Grand Slam. Nas duplas, tem outras 21 conquistas.

Comentários