Notícias | Copa Davis
Com Luz e Meligeni, Brasil já abre 2 a 0 no Líbano
18/09/2021 às 09h18

Jounieh (Líbano) - Conforme era esperado, Orlando Luz e Felipe Meligeni obtiveram vitórias nos dois jogos iniciais de simples sobre o Líbano, em quadras de har-tru, e com isso o Brasil saiu com importante vantagem na disputa que faz pelo Grupo Mundial 1 da Copa Davis.

Estreante na renovada equipe brasileira, Orlandinho abriu o confronto com dois sets bem disputados sobre Benjamin Hassan e anotou as parciais de 6/4 e 6/4. Atual 278º do mundo em simples, o gaúcho obteve quebra logo no game inicial dos dois sets e manteve a vantagem contra o 410º colocado, tendo apenas dois break-points defendidos no game final.

Na sequência, Felipe Meligeni teve também algum trabalho para superar Hady Habib, também de 23 anos e atual 754 do mundo, e anotou as parciais de 6/1 e 6/3. Felipe fez seu primeiro jogo de simples na Davis e o primeiro como top 200 do ranking, depois de ter estreado no ano passado com vitória nas duplas contra a Austrália. Após primeiro set tranquilo, foi o adversário que abriu 3/1 no segundo set antes de o campineiro reagir bem e virar.

Duplas na madrugada
Para garantir a vitória sobre o Líbano, o Brasil faz na madrugada deste sábado o jogo de duplas. Às 4h (de Brasília) os gaúchos Marcelo Demoliner e Rafael Matos, outro estreante na Davis, são amplos favoritos diante de Hady Habib e Hasan Ibrahim.

Também estão previstos os jogos invertidos de simples, em que Meligeni pega Hassan e Luz encara Habib, mas pode haver mudança na escalação ou cancelamento de algum jogo caso haja classificação antecipada.

Além dos quatro escalados para as partidas, o time brasileiro, capitaneado por Jaime Oncins, conta também com o jovem paulista Matheus Pucinelli.

Entenda o regulamento
O Brasil busca novamente a vaga no playoff para o Grupo Mundial de 2022, com jogos previstos para março. Mas a classificação ainda não é imediata, segundo o novo regulamento.

O Grupo Mundial I tem 12 confrontos e as oito equipes vencedoras que tiverem melhor ranking na Davis entrarão diretamente para o playoff de março. As outras duas vagas serão decididas em confrontos de novembro entre as outras quatro de pior ranking.

Essa mudança acontece porque em 2022 o Grupo Mundial cairá de 18 para 16 participantes. Já estão classificadas no Grupo Mundial I a Ucrânia e o Japão, que disputaram o Grupo I no primeiro trimestre.

Comentários