Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Pliskova assume a liderança do ranking mundial
11/07/2017 às 15h07

Pliskova é a 23ª mulher a liderar o ranking mundial

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Com as eliminações de Angelique Kerber nas oitavas de final em Wimbledon e de Simona Halep nas quartas, a liderança do ranking mundial cai no colo de Karolina Pliskova. A tcheca de 25 anos assumirá o topo da lista a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de julho.

Pliskova será a 23ª mulher a liderar o ranking, desde que a lista foi estabelecida em 1975. A única tcheca a ocupar tal posição foi Martina Navratilova, que tem o segundo maior período na liderança, acumulando 332 semanas. Navratilova assumiu a liderança pela primeira vez em julho de 1978, três anos antes de obter a cidadania americana.

A chegada de Pliskova à liderança também faz com que o tênis feminino volte a ter uma número 1 sem título de Grand Slam. Cinco jogadoras já estiveram nesta situação: Kim Clijsters, Amelie Mauresmo, Jelena Jankovic, Dinara Safina e Caroline Wozniacki. Entre elas, apenas Clijsters e Mauresmo conseguiram posteriormente conquistar um dos quatro maiores torneios do calendário.

A jogadora de 1,86m possui nove títulos de WTA na carreira, sendo três deles na atual temporada, em Brisbane, Doha e Eastbourne. Ao todo, ela já disputou 19 finais na elite do circuito e acumulua 410 vitórias na carreira, diante de 240 derrotas. Seu melhor resultado em Grand Slam foi o vice-campeonato no US Open do ano passado, quando perdeu para Kerber, em três sets.

A theca possui uma irmã gêmea que também é tenista, a canhota Kristyna Pliskova, atual 44ª do mundo. As duas jogadoras conquistaram títulos de Grand Slam como juvenis em 2010, mas nenhuma delas liderou o ranking da categoria.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series