Notícias | Dia a dia
Cadeirantes: Brasil tem rodada decisiva nesta quinta
29/09/2021 às 20h37

Lucimaria Nascimento será uma das atletas nacionais contra a Alemanha

Foto: Lucas Balduino/CBT

Alghero (Itália) - A rodada desta quinta-feira da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas será decisiva para o Brasil. Entram nas quadras de Alghero, na Itália, onde é realizada a competição, as equipes masculina, feminina e júnior do país para enfrentar, respectivamente, Sri Lanka, Alemanha e Japão. Os duelos terão início às 9h30 no horário local - 4h30 no horário de Brasília.

O confronto na chave masculina vale a segunda colocação do Grupo D. As duas equipes venceram e Bélgica e perderam para a França, restando o confronto direto para decidir quem avança de fase na segunda colocação. Nesta quarta-feira, os brasileiros enfrentaram o forte time francês, considerado um dos favoritos no torneio. Bruno Makey (168º do mundo) perdeu por 6/0 e 6/2 de Frederic Cattaneo (19º). Depois, Daniel Rodrigues (20º) foi superado por Nicolas Peifer (7º) por duplo 6/1. Nas duplas. Bruno Makey e Felipe Santana perderam para a perceria europeia por duplo 6/0.

No feminino, o Brasil avançou na segunda colocação do seu grupo depois de superar a África do Sul e perder para a forte equipe japonesa nesta quarta-feira. Quem vencer no confronto entre brasileiras e alemãs irá avançar para o confronto que vale a quinta colocação do mundial. Nesta quarta, contra o Japão, Ana Caldeira (47ª) perdeu para Momoko Ohtani (5ª) por 6/0 e 6/1, e Meirycoll Duval (23ª) foi superada por Yui Kamiji, número 2 do mundo, por 6/2 e 6/1. Nas duplas, o Brasil foi com Lucimaria Oliveira (53ª) e Maria Fernanda Alves (65ª), perdendo por duplo 6/0.

O Brasil também jogou nesta quarta-feira com a equipe quad, que fez uma partida equilibrada contra o Canadá, decidida apenas no set tie-break da última partida. Leandro Pena (62º) surpreendeu o canadense Gary Luker ao vencer por 7/5 e 6/3. Depois, Ymanitu Silva (8º) perdeu para Robert Shaw (22º) por duplo 6/1. No confronto das duplas, Many e Leandro foram superados por 3/6, 7/6 e 10-8. Nesta quinta-feira, o time descansa enquanto se prepara para enfrentar a Turquia no confronto valendo a classificação para o Mundial de 2022.

Já o time júnior do Brasil, que estreou com vitória sobre a Argentina, terá um compromisso contra o Japão nesta quinta-feira, valendo a primeira colocação isolada do grupo. A equipe sul-americana é formada por Jade Lanai (2º do ranking juvenil feminino), João Lucas Takaki (6º do juvenil masculino) e Cesar Adolfo (23º). Apenas os dois primeiros colocados do grupo garantem a classificação para a Copa do Mundo do ano que vem.

A Copa do Mundo por Equipes é um evento anual do circuito internacional de Tênis em Cadeira de Rodas, e neste ano é realizada em Alghero, na Itália. Participam do torneio cerca de 150 atletas de 23 países. O Brasil é um dos quatro países com representantes em todas as categorias da competição.

Comentários