Notícias | Outros
Juniors Cup: atletas de Itajaí e Florianópolis na decisão
01/10/2021 às 17h34

Carolina Laydner, terceira favorita dos 18 anos.

Foto: Luiz Candido / Luz Press

Itajaí (SC) - Santa Catarina vai buscar os dois principais títulos do Taroii Juniors Cup, torneio internacional juvenil realizado pelo Itamirim Clube de Campo, em Itajaí. O evento conta pontos no ranking mundial juvenil da Federação Internacional de Tênis e tem parceria com a Confederação Brasileira e a Federação Catarinense. As finais começam às 10h neste sábado, dia 2.

Victor Tosetto, do Itamirim, teve ótima atuação para superar, nesta sexta-feira, o goiano Luis Miguel, cabeça de chave 2, por 6/1 e 6/2. Por vaga na decisão, ele vai duelar contra o qualifier de Campinas (SP), Matheus Bueres, tenista sem ranking que venceu batalha contra o paranaense de 15 anos, de origem humilde, Gustavo Oliveira, por 6/2, 5/7 e 6/1.

"Estou muito feliz, joguei em nível muito alto. Havíamos jogado algumas vezes e sempre havia sido duro, mas hoje estive acima e fiz um placar mais confortável. Meu melhor jogo na semana, fui pegando mais ritmo e pegando melhor na bola ao longo da semana, cada dia me sentindo melhor", disse Tosetto, que buscará seu segundo troféu de simples na carreira.”

Bueres, filho de Franklin, goleiro bicampeão mundial de futsal pelo Brasil em 2008 e 2012, entrou no quali do torneio como alternate. "Não é que eu esperava, mas antes de vir para o torneio estava com a expectativa bem alta, venho treinando muito bem, as chances eram mínimas de entrar, mas queria vir pois estava treinando e jogando muito bem", comentou o tenista que nem tinha pontos no ranking mundial e vem vivendo sua melhor semana.

Bueres chegou a ter match-point para fechar o jogo em dois sets, mas Oliveira, filho de empregada doméstica com pai que trabalha em manutenção de quadras, conseguiu virar e levar para o terceiro set. "Ele é um jogador muito bom, foi muito competitivo no segundo set, o que faz a diferença nessa idade é ser competitivo e ele teve muito sangue e raça. No terceiro set, consegui colocar mais a bola na esquerda dele, colocar pressão e dominar os pontos ao invés dele. No segundo set, ele estava dominando." Matheus comentou sobre a expectativa para sua primeira final. "Conheço ele, nos enfrentamos faz pouco, ele é bem forte, sólido, será jogão. Os dois vão dar o melhor em quadra."

No feminino, a catarinense Carolina Laydner, de Floripa, que já treinou no Itamirim, superou a pernambucana de 15 anos Cecília Costa, por 6/2 e 6/4, e vai tentar seu maior troféu na carreira diante cabeça de chave 2, a paulista Juliana Munhoz, que marcou 7/5 e 7/6 (7/4) sobre Olívia Carneiro. "Estou muito feliz de estar na final. Ganhei um ITF, esse aqui é maior, minha maior final. Juliana é minha parceira de dupla", lembrou Laydner. "Joguei bem hoje. Saí perdendo o primeiro set, mas consegui virar. Fiz 5 a 1 no segundo, ela estava errando um pouco mais; depois do 5 a 2, ela diminuiu os erros e eu fiquei um pouco pressionada, mas no 5 a 4 só fiquei positiva e fechei."

Atleta da casa disputa a final nos 16 anos

Gabriela Cho, de apenas 14 anos, atleta da seleção brasileira da categoria, alcançou sua maior final nos 16 anos ao bater Luiza Esteves por 6/3 e 6/4. A atleta de Itajaí perdia o segundo set por 4 a 0, mas fez seis games seguidos. "Muito bom principalmente pelo torneio em casa, aproveitar essa oportunidade e buscar o melhor possível. Hoje foi um pouco tenso, consegui dominar muito bem no primeiro e dei uma caída no segundo set, ela fez 4 a 0, mas consegui voltar." Cho vai disputar o troféu contra a atleta de Franca (SP), Yasmin Costa, que derrotou Luiza Eidelvein por 6/3 e 6/0. Nos 16 anos masculino, a final será entre Thiago Guglieri e Luiz Gobbi.

Nos 14 anos, as finais estão definidas. Entre os meninos, o paulista de Franca, Luiz Felipe Silva, enfrenta o baiano Victor Rocha e no feminino, decisão paulista entre Luisa Guimarães e Letícia Marangoni.

O Taroii Juniors Cup tem 600 atletas de 8 até 18 anos de sete países. A competição terá todas as decisões neste sábado, dia 2, do torneio da ITF até 18 anos, do torneio sul-americano até 16 e 14 anos para o ranking Cosat, torneio nacional para os 12 anos e Tennis Kids. As finais começam a partir das 10h.

Resultados - Torneio ITF Mundial - 18 anos

Quartas de Final – Masuclino
Matheus Bueres (BRA) v. Gustavo de Almeida (BRA), 6/2 5/7 6/1
(3) Victor Tosetto (BRA) v. (2) Luis Miguel (BRA),  6/1 6/2

Quartas de Final – Feminino
(2) Juliana Munhoz (BRA) v. Olivia Carneiro (BRA), 7/5 7/6 (4)
(3) Carolina Laydner (BRA) v. Cecilia Costa (BRA), 6/2 6/4

Resultados - Torneio Cosat - 16 anos
Semifinal – Masculino
(3) Thiago Guglieri (BRA) v. João Lago (BRA), 3/6 6/3 6/4
Luiz Gobbi (BRA) v. Davi Carlos (BRA), 7/5 7/5

Semifinal – Feminino
(3) Yasmin Costa (BRA) v. (1) Luiza Eidelvein (BRA), 6/3 6/0
(2) Gabriela Cho (BRA) v. (7) Luiza Esteves (BRA), 6/3 6/4

Resultados - Torneio Cosat - 14 anos
Semifinal – Masculino
(2) Victor Rocha (BRA) v. Arthur Brom (BRA), 6/3 6/0
Luiz Felipe Silva (BRA) v. (3) Felipe Moretti (BRA), 6/1 6/1

Semifinal – Feminino
(1) Leticia Marangoni (BRA) v. (4) Nicole Moura (BRA), 6/3 6/1
Luisa Guimarães (BRA) v. (2) Isabela Silva (BRA), 7/5 6/1

Comentários