Chicago (EUA) - Pela segunda vez nesta semana, Garbiñe Muguruza foi beneficiada por desistência de uma adversária e avançou no WTA 500 de Chicago. A espanhola sequer precisou entrar em quadra neste sábado para enfrentar a tcheca Marketa Vondrousova, 41ª do ranking, que não teve condições de atuar por motivo de intoxicação alimentar e doença gastro-intestinal.
"Infelizmente terei de perder a semifinal de hoje devido a uma intoxicação alimentar", afirmou Vondrousova, por meio de comunicado. "Mesmo assim, estou muito feliz com a forma como joguei esta semana. Agradeço aos organizadores do torneio por sua hospitalidade e aos fãs pelo apoio que recebi em minhas partidas. Vejo vocês novamente em breve".
Muguruza já não havia precisado jogar pelas oitavas de final, fase em que enfrentaria a bielorrussa Victoria Azarenka. E por ser a segunda cabeça de chave do torneio, entrou diretamente na segunda fase. Dessa forma, disputou apenas duas partidas, contra a norte-americana Ann Li na estreia e contra a japonesa vinda do quali Mai Hontama, número 200 do mundo, nas quartas.
Vencedora de oito torneios no circuito, incluindo dois Grand Slam, Muguruza disputará a 16ª final da carreira e a quarta na temporada. Em 2021, a espanhola de 27 anos foi campeã do WTA 1000 de Dubai e ficou com o vice em dois WTA 500, nas quadras duras de Doha e Melbourne. A ex-número 1 do mundo aparece atualmente na nona posição do ranking e venceu 36 jogos este ano.
A adversária de Muguruza na final virá da partida entre a tunisiana Ons Jabeur e a cazaque Elena Rybakina, que se enfrentam às 15h (de Brasília) deste sábado. A espanhola tem uma vitória e uma derrota contra Jabeur, número 16 do mundo. Seu histórico contra Rybakina, 17ª colocada, também está empatado por 1 a 1.
Unfortunately, Marketa Vondrousova has to withdraw from today‘s Chicago SF due to GI illness, Garbine Muguruza gets a walk-over into the final.
— Jimmie48 Photography (@JJlovesTennis) October 2, 2021
Ons Jabeur - Elena Rybakina to start at 1 PM.