Notícias | Outros
Cadeirantes: Brasil classifica todas as categorias para 2022
03/10/2021 às 13h51

Equipe sub-18 do Brasil ficou em quarto lugar no Mundial da Itália

Foto: Divulgação

Alghero (Itália) - A Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas terminou com saldo positivo para o Brasil. Pela primeira vez na história, o país terminou o mundial com todas as categorias - masculino, feminino, quad e júnior - classificadas para a próxima edição do evento, atingindo o objetivo que foi traçado neste torneio.

A despedida da equipe aconteceu neste domingo, com o time sub-18 sendo superado pela Holanda por 2 a 0 na disputa pela medalha de bronze em Alghero, na Itália. O dia começou com Lizzy De Greef derrotando Cesar Adolfo por 6/4 e 6/3. Na sequência, Maarten Ter Hofte superou Jade Lanai por 6/0 e 6/1.

O Brasil manteve a tradição de bons resultados no evento mundial, chegando às semifinais pela quarta edição consecutiva. Na fase de classificação, o grupo de Jade Lanai (2ª melhor juvenil), João Lucas Takaki (6º) e Cesar Adolfo (23º). "Estamos com uma equipe em renovação e, mesmo assim, conseguimos todos os nossos objetivos, principalmente esse de terminar entre os quatro melhores na categoria júnior. O Mundial é a reunião dos melhores jogadores do mundo, então estar aqui e conseguir resultados importantes é a prova de que estamos no caminho certo", diz o paulista João Lucas Takaki.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBT (@cbtoficial)

Além do quarto lugar do time júnior, a equipe quad do Brasil terminou a competição na quinta colocação. Liderado pelo capitão Vinicius Cyrillo, o time foi composto por Ymanitu Silva (8º do mundo na categoria), Augusto Fernandes (30º) e Leandro Pena (62º). "Deixamos a Itália com a sensação de contentamento pelo dever cumprido. De cinco jogos, conseguimos três vitórias importantes", afirma o paulista Leandro Pena.

Na categoria feminina, a fase de classificação terminou com uma vitória sobre a África do Sul e uma derrota para o Japão. Nos playoffs, o Brasil perdeu para a Alemanha e se despediu do torneio com uma vitória sobre a Rússia. A sétima colocação também valeu a vaga para a Copa do Mundo de 2022, já que eram oito vagas em disputa. A equipe foi composta por Meirycoll Duval (23ª), Ana Caldeira (47ª), Luciamaria Nascimento (53ª) e Maria Fernanda Alves (56ª), com o capitão Leonardo Butija.

O time masculino do Brasil foi formado por Daniel Rodrigues (20º), Gustavo Carneiro (41º), Bruno Makey (138º) e Felipe Santana (181º), com o capitão Raphael Oliveira. Na fase de classificação, eles venceram a Bélgica e foram superados por França e Sri Lanka. Nos playoffs, a equipe venceu a Áustria e foi superada pela Coreia do Sul, encerrando no 10º lugar e ficando com uma das 10 vagas na categoria.

Holanda vence as três principais categorias

Potência na modalidade, a Holanda conquistou os títulos das principais categorias do Mundial. O país já havia sido campeão no feminino, contando com a líder do ranking Diede de Groot, e também no Quad. Já neste domingo, venceram também a final masculina contra a Espanha por 2 a 0. Ruben Spaargaren venceu Daniel Caverzaschi por 7/6, 3/6 e 6/2. Já Tom Egberink bateu Martin De La Puente por 4/6, 6/3 e 6/2.

O título da categoria juvenil ficou com o Japão, que superou a Grã-Bretanha por 2 a 1. Os britânicos começaram na frente, com Dahnon Ward, que marcou um duplo 6/2 contra Shogo Takano. Também por duplo 6/2, Tokito Oda superou Ben Bartram. A decisão ficou para as duplas, com os mesmos quatro jogadores em quadra, e os japoneses venceram por 6/2 e 7/6.

Comentários