Indian Wells (EUA) - Em seu primeiro compromisso no qualificatório para o WTA 1000 de Indian Wells, Beatriz Haddad Maia confirmou o favoritismo na rodada de estreia. A número 1 do Brasil e 115ª do mundo superou nesta segunda-feira a italiana Lucrezia Stefanini, 191ª colocada, por 6/4 e 6/1 em 1h40 de partida.
Cabeça 9 do quali, Bia precisa de apenas mais uma vitória para garantir vaga na chave principal. Sua próxima adversária será a norte-americana Usue Arconada, 189ª do ranking, que venceu a australiana Arina Rodionova, 154ª do colocada, por 6/3 e 6/0. A brasileira venceu o único duelo anterior entre elas. O reencontro acontece nesta terça-feira, por volta das 18h (de Brasília). Paulista de 25 anos, Bia tenta voltar à chave principal de um WTA 1000 pela primeira vez desde março de 2018, quando atuou em Miami.
A vitória na primeira rodada do quali de Indian Wells rende 20 pontos na WTA, mas ela tem 18 a descartar de seu 16º e último resultado válido para o ranking atual. Se vencer mais um jogo, fará 30 pontos no ranking. A melhor posição já ocupada pela brasileira foi o 58º lugar, alcançado em setembro de 2017 e igualado no início do ano seguinte.
Bia não sofreu quebra e só enfrentou um break-point
Bia fez um bom primeiro set nesta segunda-feira e não enfrentou break-points. Diante de uma adversária que executava forehand, backhand e até voleio com as duas mãos, a brasileira colocou pressão nos games de saque da italiana desde o início, mas a quebra só viria em sua terceira oportunidade na partida, já no sétimo game. O único momento de maior risco para Bia foi um game um pouco mais longo no 3/3. Ela terminou a parcial vencendo 80% dos pontos jogados com o primeiro serviço.
Logo no início do segundo set, Bia conseguiu uma nova quebra de serviço e já abriu 2/0. Pouco depois, enfrentou um break-point pela primeira vez na partida, mas mostrou muita paciência na disputa de um longo rali e mexeu bastante a adversária do fundo até encontrar a oportunidade de definir o ponto com a quadra aberta. Quando já vencia por 3/1, a brasileira teve chances de conseguir uma nova quebra e aproveitou a quinta oportunidade para ampliar a vantagem e rumar para uma tranquila vitória.