Macon (EUA) - Durou apenas três games a partida de Beatriz Haddad Maia pelas quartas de final do ITF W80 de Macon. Bia liderava o set inicial contra a mexicana Renata Zarazua, cabeça 5 na semana e 129ª do ranking, por 3/0 quando a rival abandonou a partida após 15 minutos de disputa.
Com isso, Bia garante seu lugar na semifinal do torneio norte-americano em quadras de piso duro. A número 1 do Brasil e 94ª do mundo tem agora 69 vitórias na temporada. Sua próxima adversária virá do jogo entre a cazaque Zarina Diyas, segunda cabeça de chave e 104ª do ranking, e a norte-americana Victoria Duval, 384ª colocada.
A campanha até as semifinal em Macon rende 43 pontos no ranking, com possibilidade de 72 se for finalista e 120 em caso de título. Bia tem 18 pontos a descartar, referentes ao seu 16º último resultado válido para sua atual classificação. Por enquanto, sua situação no ranking muda pouco, mas se ela for campeã pode voltar ao grupo das 80 melhores do mundo.
Vinda de um bom resultado em Indian Wells, onde foi desde o quali até às oitavas, Bia está de volta ao top 100 depois de duas temporadas. A paulistana de 25 anos tem como melhor marca da carreira o 58º lugar, alcançado em 2017 e repetido no ano seguinte. Ela iniciou a temporada na 359ª posição e já conquistou cinco títulos no circuito da ITF em 2021.