Viena (Áustria) - A segunda-feira foi de boas notícias para Matteo Berrettini. O italiano venceu sua partida de estreia no ATP 500 de Viena, superando o australiano vindo do qualificatório Alexei Popyrin por 7/6 (7-3) e 6/3. E com o resultado, confirmou sua classificação para o ATP Finals, que acontece entre os dias 14 e 21 de novembro em Turim.
Berrettini, de 25 anos e número 7 do mundo, marcou sua 40ª vitória na temporada, em que conquistou dois títulos, no saibro de Belgrado e na grama de Queen's. O italiano também disputou sua primeira final de Grand Slam, em Wimbledon. Ele fará sua segunda participação no Finals, depois de ter caído na fase de grupos em 2019.
Para vencer o duelo com Popyrin em Viena, Berrettini disparou cinco aces e não enfrentou break-points. O italiano cedeu somente 15 pontos em seus games de serviço. Apesar de o australiano ter liderado a estatística de winners por 18 a 13, o jogador vindo do quali cometeu 26 erros não-forçados contra apenas 15.
Through in style 👏@MattBerrettini comes through a tough encounter with Popyrin 7-6 6-3 at the @ErsteBankOpen pic.twitter.com/1uckv2uW7D
— Tennis TV (@TennisTV) October 25, 2021
O próximo jogo de Berrettini será contra o georgiano Nikoloz Basilashvili, que venceu o espanhol Pablo Carreno Busta por 7/5, 4/6 e 6/3. O italiano tem três vitórias e uma derrota contra Basilashvili no circuito.
Ainda nesta segunda-feira, o australiano Alex de Minaur passou pelo sul-africano Kevin Anderson, campeão do torneio em 2018, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-3). De Minaur espera pelo vencedor entre o cabeça 2 alemão Alexander Zverev e o sérvio Filip Krajinovic.
This 🥲 🇮🇹
— ATP Tour (@atptour) October 25, 2021
Congratulations, Matteo! #NittoATPFinals pic.twitter.com/CTyyHs3NWV