Notícias | Dia a dia
Apesar de desfalques, Austrália volta à semi na BJK
04/11/2021 às 13h40

Ajla Tomljanovic, 43ª do ranking, definiu a vitória e a classificação da Austrália

Foto: Paul Zimmer/ITF

Praga (República Tcheca) - Apesar de a equipe australiana na Copa Billie Jean King estar bastante desfalcada este ano, o país está de volta à semifinal da competição. A Austrália é a atual vice-campeã do torneio, mas não conquista o título desde 1974. Nesta quinta-feira, as australianas venceram o time de Belarus por 2 a 1 e garantiram a primeira posição do Grupo B, que também contava com a Bélgica.

Enquanto a Austrália não tinha número 1 do mundo Ashleigh Barty e nem a experiente Samantha Stosur, a equipe de Belarus também não conta com a número 2 Aryna Sabalenka e nem com a ex-líder do ranking Victoria Azarenka. O confronto, então começou com a canhota Storm Sanders, 131ª do ranking, vencendo Yuliya Hatouka, 192ª, por duplo 6/3. Sanders já havia vencido a top 20 Elise Mertens há dois dias.

O segundo jogo da série foi o mais esperado e equilibrado do dia. Ajla Tomljanovic, 43ª do ranking, venceu de virada Aliaksandra Sasnovich, 88ª colocada, por 4/6, 6/2 e 6/3. Aos 28 anos, Tomljanovic marcou sua quinta vitória em nove jogos de simples pela competição. Como não havia jogado na estreia, ela não atuava pela Copa Billie Jean King desde a final de 2019, contra a França, em que venceu um jogo e perdeu outro no final de semana decisivo.

"Realmente não há sentimento maior", disse Tomljanovic após garantir a vitória da Austrália. "Vim aqui para ajudar a equipe e acabei conseguindo, o que me deixa feliz". Sanders, por sua vez, se sente recompensada depois de uma temporada tão dura para ela e as demais australianas. "Tive uma temporada muito boa este ano. Foram sete longos meses longe de casa, e obviamente foi muito difícil para nós, tenistas da Austrália, mas muitas de nós tivemos ótimos resultados este ano, o que é algo de que podemos nos orgulhar".

Com o confronto já decidido, Belarus venceu a partida de duplas. Lidziya Marozava e Aliaksandra Sasnovich levaram a melhor sobre Ellen Perez e Olivia Gadecki por duplo 6/4.

A Austrália espera por quem vencer o confronto entre República Tcheca e Suíça, que irá definir o classificado do Grupo D nesta quinta-feira. A semifinal será às 13h (de Brasília) desta sexta-feira. A outra semi acontece às 6h30, entre os Estados Unidos e a Federação Russa de Tênis.

Comentários