Notícias | Dia a dia | US Open
Pliskova anota virada e evita perda da liderança
31/08/2017 às 16h47

Tcheca não pode cair antes da final para não perder o primeiro lugar

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Número 1 do mundo, Karolina Pliskova correu risco de perder a liderança do ranking nesta quinta-feira. A tcheca começou atrás no placar, mas anotou a virada sobre a norte-americana Nicole Gibbs, 127ª colocada, por 2/6, 6/3 e 6/4 em 1h46 de partida para chegar à terceira rodada do US Open.

Atual vice-campeã do Grand Slam americano, Pliskova defende 1.300 pontos. Por isso, uma eliminação antes da final é suficiente para tirá-la da liderança. Ela pode manter o número 1 com o vice, desde que Garbiñe Muguruza não seja campeã. Sua próxima rival sai do duelo asiático entre a japonesa Risa Ozaki e a chinesa Shuai Zhang.

Além de disparar 11 aces, Pliskova terminou a partida com o mesmo número de winners e erros não-forçados, 29 no total. O equilíbrio do jogo aparece na total de pontos vencidos, 87 a 82 para a líder do ranking, ou pelo fato de cada jogadora quebrar apenas duas vezes.

Com o baixo índice de acerto de saque de apenas 56% no set inicial, Pliskova venceu só quatro dos 14 pontos jogados no segundo serviço e acabou enfrentando sete break points e foi quebrada em duas oportuniades, além de ter feito apenas cinco pontos no saque da adversária.

Bem menos dependente do segundo saque na parcial seguinte, após elevar seu aproveitamento para 74%, Pliskova só jogou oito pontos com o segundo serviço em todo o set. A tcheca salvou um break point no game de abertura e aproveitou a chance que teve de quebrar no decisivo oitavo game.

Cada vez mais confiante, a número 1 do mundo disparou três últimos aces na parcial decisiva e perdeu apenas quatro pontos nos games de serviço. O equilíbrio permanecia até o empate por 3/3, quando a tcheca ganhou de graça um game com quatro erros não-forçados da americana para quebrar e rumar tranquila para a vitória.

Ainda nesta quinta-feira, a campeã de Roland Garros Jelena Ostapenko marcou um duplo 6/4 contra a romena Sorana Cirstea. A letã de 20 anos agora terá um duelo de jovens contra a russa de mesma idade Daria Kasatkina, que venceu a americana Christina McHale por 7/5 e 6/3. Ostapenko e Kasatkina se enfrentaram na final de Charleston com vitória da russa. Já Monica Niculescu venceu um duelo romeno contra Ana Bogdan por 6/2, 3/6 e 6/3 e agora enfrenta a americana Jennifer Brady, que marcou duplo 6/1 contra a tcheca Barbora Strycova.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series