Turim (Itália) - A esperança do italiano Jannik Sinner se tornar o primeiro reserva a superar a fase de grupos no ATP Finals foi por água abaixo com a vitória de Alexander Zverev para cima de Hubert Hurkacz nesta quinta-feira, garantindo o alemão nas semifinais. Ele bateu o já eliminado polonês em sets diretos, marcando parciais de 6/2 e 6/4 em apenas 62 minutos de confronto.
Classificado para as semifinais pela terceira vez em cinco participações no Finals, o germânico desafiará o sérvio Novak Djokovic no próximo sábado. Os dois já duelaram 10 vezes no circuito e o número 1 do mundo tem ampla vantagem no retrospecto, com sete triunfos e três derrotas. Na atual temporada, o tenista de Belgrado leva a melhor por 3 a 1.
Campeão de 2018, Zverev venceu pela 10ª vez na competição e chegou ao 57º triunfo na temporada. Ele manteve assim sua invencibilidade contra Hurkacz, que o havia enfrentado apenas uma vez antes, nas oitavas de final do Masters 1000 de Madri, em 2019, quando o alemão saiu atrás e depois buscou a virada.
Assim como fizera em seu segundo jogo no torneio, Hurkacz se mostrou abatido no primeiro set e foi presa fácil para o rival germânico. Ele venceu apenas 44% dos pontos de saque, anotou três vezes menos bolas vencedoras (4 a 12) e cometeu o triplo de erros não forçados (9 a 3). Com duas quebras contra e nenhuma a favor, o polonês perdeu a parcial em apenas 26 minutos.
No segundo set as coisas mudaram e a partida ficou bem mais equilibrada. O polonês se soltou, encaixou 10 aces e 16 bolas vencedoras, mas não conseguiu o suficiente para ameaçar o saque de Zverev, que por sua vez se manteve firme com seus 10 winners e cinco erros não forçados, aproveitou uma das três chances de quebra que conseguiu e assim sacramentar a vitória.