
Itajaí (SC) - Grandes nomes do tênis veterano do país disputam, a partir desta segunda-feira, dia 22, o Campeonato Brasileiro de Sêniores, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), competição que vai até o sábado, dia 27, e terá a presença de 140 atletas. O evento é uma realização da Federação Catarinense de Tênis em conjunto com a ADK Tennis/ Itamirim Clube de Campo.
A competição terá atletas dos 30 aos 90 anos de idade, será fechada aos tenistas brasileiros e contará pontos também para o ranking mundial da ITF, a Federação Internacional, como um ITF S400, ou seja, 400 pontos para os campeões.
Dois ex-número 1 do mundo estão confirmados. Na categoria 40 anos, Adelmo Evangelista, o Adelmo Federer, será um dos destaques. Adelmo liderou o ranking quando disputava a categoria 35 anos e não só ganhou o apelido do suíço famoso no profissional como o incorporou. Suas camisas são estilizadas com a logo AF em alusão ao RF de Roger Federer. Ele vem animado para encerrar a temporada com chave de ouro. "Grande expectativa, será meu primeiro Brasileiro e meu primeiro torneio em que meu mentor, que apostou em mim lá trás, também estará jogando, que é o Alberto Kuhlmann (categoria 55 anos). Será uma emoção e tanto, jogando no mesmo local onde você se espelha, que te ensinou tudo”, disse o ex-número 1 do mundo, hoje o número 1 de São Paulo.
Ricardo Tomb vai defender sua invencibilidade na categoria 60 anos. O ex-número 1 e atual 13º colocado jogará pela primeira vez em Itajaí. "Primeira vez que jogarei o torneio. Estou na expectativa", disse o paulista, que venceu todos os 19 jogos da temporada. "Tenho um pouco de pressão. Mas o tênis exige jogar sob pressão quase todos os pontos e vou tentar acabar o ano invicto." As disputas acontecerão em oito quadras de saibro.
Catarinenses na briga por títulos
Os catarinenses também irão em busca de títulos. Tânia Candemill disputa a categoria 55 anos e vem embalada pelo título em Porto Alegre (RS) no começo do mês. Natural de Blumenau e radicada em Imbituba, ela destaca as expectativas para o evento. "O nível estará equilibrado. Venci em Porto Alegre, mas tive uma final dura contra a gaúcha Jaqueline Kompinski. Venci no terceiro, de virada. Ela também está inscrita. Outras duas são fortes concorrentes, Lilia Britto (DF) e Eliana Possas (MG).”
Outra catarinense é Iara Amaral que atuará na categoria 40 anos. 'Será meu primeiro Brasileirão, a expectativa é grande, vou atrás do título", disse a jogadora de Joinville (SC).
"Nós do Itamirim Clube de Campo/ ADK Tennis estamos muito satisfeitos em poder organizar esta competição, que só mostra a força e tradição do clube que em setembro recebeu os jovens para o Taroii Juniors Cup e agora receberá os veteranos para o Brasileirão. Esperamos um grande evento", disse Patrício Arnold, diretor do evento.