São Paulo (SP) - Duas semanas depois de estrear nos cinemas dos Estados Unidos, o filme biográfico "King Richard – Criando campeãs" começou a ser exibido nas salas de cinema do Brasil na última quinta-feira. A produção Warner Bros, realizada por Reinaldo Marcus Green, conta a história de Richard Williams, um pai decidido a tornar suas filhas, Venus e Serena, estrelas do tênis.
O filme é estrelado pelo ator Will Smith no papel principal. Impulsionado por uma visão clara do seu futuro e usando métodos não convencionais, Richard conduziu as irmãs Williams das quadras públicas e ruas de Compton, na Califórnia, para as principais quadras do mundo. Richard e as filhas superaram uma série de barreiras e preconceitos no início da sua trajetória, mostrando o poder da perseverança e de uma crença inabalável para alcançar o sucesso.
"Ver o Will (Smith) interpretar este papel e a forma como ele encarnou Richard levou o filme para outro nível", analisou Serena Williams, na entrevista coletiva de lançamento de King Richard nos Estados Unidos. "É muito emotivo, muito bem feito, uma obra brilhante", acrescentou a caçula das irmãs.
“É super emotivo. Eles realmente compreenderam a nossa família e nos retrataram de uma forma que foi mesmo fiel. Sinto-me honrada por isso", complementou Venus, primeira integrante da família a atingir o estrelato. "Estas pessoas trabalharam muito e quiseram mesmo contar uma história que era autêntica".
Estamos oficialmente há duas semanas do filme mais inspirador do ano! Estrelando Will Smith, #KingRichard: Criando Campeãs estreia exclusivamente nos cinemas no dia 2 de Dezembro. pic.twitter.com/BKhkuvPKTI
— Warner Bros. Pictures Brasil (@wbpictures_br) November 18, 2021
Venus é interpretada por Saniyya Sidney e Serena por Demi Singleton. Ambas tiveram de aprender a jogar tênis para interpretar as atletas no filme. Saniyya Sidney, que também participou da entrevista coletiva, disse que ficou "muito nervosa" quando conheceu Venus, mas que a tenista a deixou à vontade. "Tivemos excelentes conversas com elas", contou Saniyya, que ficou entusiasmada por aprender a jogar tênis. "Fazer o papel da Venus me ensinou muito", afirmou, dizendo que "era importante que as pessoas soubessem do enorme coração que ela tem".
Demi Singleton, que interpretou Serena, teve a primeira experiência numa grande produção. "Fizemos muitas pesquisas para que o filme ficasse o mais real possível", disse a jovem atriz de apenas 14 anos. "Era muito importante que tudo o que íamos fazer fosse real porque esta não era a nossa história. Era a delas", Nas conversas entre atrizes e tenistas, Demi conta que falaram de tudo menos de tênis. "Falaram das suas vidas, da infância, dos namorados que tiveram. Falamos com elas como pessoas", destacou.
"Elas foram duas das primeiras meninas negras a entrar em um esporte predominantemente branco e não apenas se tornaram boas nisso, mas se tornaram as melhores nele", disse Demi Singleton. "Enquanto passavam por esse processo para chegar ao topo, elas enfrentaram muitas adversidades e ouviram muitos nãos. Eu sinto que, para as meninas, ouvirem 'não' tantas vezes pode ter sido muito difícil e desanimador."
Na trilha sonora, destaque para a música Be Alive, lançamento da cantora Beyoncé, amiga pessoal das irmãs Williams. Os primeiros trechos da música foram divulgados juntamente com um dos trailers promocionais do filme.
Venus e Serena Williams esperam que a audiência fique inspirada depois de ver o filme. "Tudo é possível, acredite sempre em você", disse Venus. "Duvidar não faz nada por você. Trabalhe", incentivou. "Este é um filme familiar e a família pode te levar mais alto", garantiu. Serena também deixou uma mensagem de incentivo: "Tem de acreditar em você. Não tenham medo de estabelecer objetivos ambiciosos".