Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Pavic garante número 1 de duplas ao fim da temporada
20/11/2021 às 07h22

Pavic (de vermelho) e Mektic receberam em Turim o troféu de dupla número 1 da temporada

Foto: ATP

Turim (Itália) - Ao assegurar vaga para a penúltima rodada do ATP Finals, o croata Mate Pavic garantiu um feito inédito na carreira e terminará como número 1 do ranking individual de duplas em 2021.

Pavic chegou a liderar o ranking pela primeira vez por oito semanas, entre maio e julho de 2018, e retomou o posto em abril deste ano quando sua parceria com Nikola Mektic se provou um grande sucesso. Ficou mais 28 semanas na ponta até que foi superado pelo próprio companheiro, entre outubro e novembro, mas recuperou a primazia em 8 de novembro e assim deverá permanecer até o final de janeiro.

Pavic e Mektic também terminarão como a parceria que mais pontuou na temporada 2021, algo que estava assegurado antes mesmo de o Finals se iniciar. Os dois já somam 8.875 pontos na temporada, muito acima dos 7.140 pontos de Rajeev Ram e Joe Salisbury, que serão justamente os adversários da semifinal deste sábado. Caso Ram e Salisbury sejam campeões em Turim, eles irão rebaixar Mektic para o quarto lugar do ranking.

Mektic, Pierre Herbet, Nicolas Mahut e Marcel Granollers buscam o segundo título de Finals de suas carreiras. O croata é o atual campeão, quando jogava ao lado de Wesley Koolhof, os franceses venceram em 2019 e o espanhol ganhou em 2012.

Herbert e Mahut podem se tornar apenas a oitava parceria com ao menos dois troféus no torneio em 45 edições realizadas, já que a chave de duplas não foi disputada por cinco vezes desde 1970. John McEnroe e Peter Fleming são os recordistas, com sete títulos, seguidos pelos quatro de Mike e Bob Bryan.

Comentários