Innsbruck (Áustria) - A participação da Sérvia na fase final da Copa Davis começou com duas vitórias nesta sexta-feira e a liderança do grupo F, que tem sede em Innsbruck, na Áustria. Os sérvios enfrentaram o time da casa, mas a torcida austríaca não pôde comparecer, já que a disputa é com portões fechados em função da pandemia. Dessa forma, o número 1 do mundo Novak Djokovic e o compatriota Dusan Lajovic venceram seus jogos na rodada de abertura da competição.
O confronto começou com um jogo muito longo, em que Lajovic precisou de 2h45 para confirmar a condição de 33º do ranking contra Gerald Melzer, 287º colocado, com parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 7/5. Na sequência, Djokovic confirmou o amplo favoritismo diante de Dennis Novak, 118º do ranking, marcando as parciais de 6/3 e 6/2.
Apesar de o confronto já estar definido, sérvios e austríacos também se enfrentam pela partida de duplas ainda nesta sexta-feira. Uma eventual vitória por 3 a 0 pode aumentar as chances de classificação para Djokovic e sua equipe. A Sérvia ainda enfrenta a Alemanha neste sábado ao meio-dia (de Brasília), enquanto austríacos e alemães só duelam no domingo.
"É ótimo jogar pela Sérvia de novo. Estávamos há dois anos sem disputar a Copa Davis, que é a competição por equipes mais histórica de nosso esporte. Eu amo jogar pelo meu país e tento estar sempre disponível quando o time precisa de mim. Foi um ano longo, mas sempre encontro uma motivação extra", disse Djokovic, que tem agora 35 vitórias e apenas 7 derrotas em partidas de simples pela Copa Davis.
"Oh my word" 😲@DjokerNole is putting on a show #DavisCupFinals #byRakuten pic.twitter.com/g1PZawqmpc
— Davis Cup (@DavisCup) November 26, 2021
Vindo de uma semifinal no ATP Finals em Turim, Djokovic fez uma partida bastante tranquila nesta sexta-feira. O número 1 do mundo não enfrentou break -point e só perdeu seis pontos em seus games de serviço. O primeiro set teve apenas uma quebra, obtida pelo sérvio já no oitavo game, aproveitando o único break-point que teve em toda a parcial. O líder do ranking fez 6 a 3 em winners e cometeu 7 erros contra 10 do rival.
Djokovic aproveitou o bom momento na partida e aos poucos encontrou melhor posicionamento nas devoluções para exercer maior pressão nos games de saque de seu adversário. O sérvio conseguiu duas novas quebras e abriu 4/0 no placar para não ser ameaçado até o final do jogo. Djokovic terminou a partida com 11 winners e 11 erros, enquanto Novak anotou 7 bolas vencedoras e cometeu 19 erros não-forçados.
"Ele começou muito bem, tive que enfrentar alguns 15-30 ou 0-30 no meu saque, porque ele estava jogando bem, mas consegui encontrar os saques e os golpes certos naqueles momentos", avaliou o número 1 do mundo. "O game decisivo foi o do 4/3 no primeiro set, com bolas novas, e eu consegui colocar algumas devoluções na quadra e variar mais o jogo para tirar um pouco o ritmo dele. Depois disso, acho que venci seis ou sete games seguidos e estou muito feliz com a forma como terminei a partida".