Curitiba (PR) - Principal cabeça de chave da Copa Feminina de Tênis, a gaúcha Gabriela Cé estreou com vitória no torneio ITF W15 disputado em Curitiba. A canhota de 28 anos e 289ª do ranking confirmou o favoritismo no duelo contra Julia Konishi e venceu por 6/1 e 6/4 em 1h17 de partida nesta quarta-feira. Cé estava sem jogar desde a terceira semana de outubro, quando atuou em Rio do Sul.
A adversária de Gabriela Cé nas oitavas de final em Curitiba será a jovem catarinense de 16 anos Carolina Laydner, que ainda disputa o circuito juvenil e marcou apenas sua segunda vitória como tenista profissional. Laydner aproveitou o convite e venceu Gabriela Yamate, que veio do quali, por duplo 6/0 em apenas 52 minutos de partida. Para entrar no ranking da WTA, a catarinense precisa pontuar em mais um torneio.
Duas jovens de 15 anos pontuaram pela primeira vez no ranking profissional. A convidada Olivia Carneiro venceu Maria Eduarda Lages por duplo 6/3 e vai enfrentar a boliviana Noelia Zeballos. Já Sofia Perovani, que veio do quali, derrotou Vivian Mayumi Toma por 6/1 e 6/0. Sua próxima adversária será a paraguaia Lara Escauriza.
Outra jogadora jovem a pontuar pela primeira vez foi paranaense Isabela Mocelin, de 17 anos e vinda do qualificatório. Ela venceu uma partida de 2h30 contra Julia Rocha por 6/1, 4/6 e 7/5. Sua próxima adversária será a alemã Emily Welker, que venceu a experiente paulista Eduarda Piai, cabeça 7 do torneio, por 6/4 e 6/3.
Ainda nesta quarta-feira, Emliy Chang, de 25 anos, venceu Sofia Mendonça por 4/6, 6/3 e 6/2 para garantir o duelo contra a cabeça 2 Thaísa Pedretti. Já a jovem de 17 anos e vinda do quali Aline Midori da Silva perdeu na estreia da chave principal para a argentina Martina Taborda, cabeça 6, por 6/1 e 6/4. A argentina espera pela vencedora da partida entre Isabela Mercante e a estoniana Maria Lota Kaul.
A etapa de Curitiba da Copa Feminina de Tênis é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Alupar, Taesa, Azul – Transportadora Oficial, unmaze – inglês do seu jeito! e Aberje. A etapa conta também com o apoio do Graciosa Country Club e Federação Paranaense de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização é do Instituto Sports.