Madri (Espanha) - Um confronto entre países vizinhos vai definir o primeiro finalista da Copa Davis. As equipes da Sérvia e da Croácia se enfrentam nesta sexta-feira, a partir do meio-dia (de Brasília). A outra semifinal será apenas no sábado, às 9h, entre a Alemanha e o time da Federação Russa de Tênis.
Sérvios e croatas já se enfrentaram duas vezes pela Copa Davis. O número 1 do mundo Novak Djokovic e seus compatriotas levaram a melhor nos dois encontros, disputados em 2010 e 2015. A Sérvia tem apenas um título de Davis, conquistado justamente em 2010, enquanto a Croácia foi campeã em 2005 e 2018.
Além de Djokovic, a equipe da Sérvia na Davis conta com Dusan Lajovic, Filip Krajinovic, Miomir Kecmanovic e Nikola Cacic. O capitão do time é Viktor Troicki, que encerrou este ano sua carreira como jogador profissional. Já a Croácia, do capitão Vedran Martic, terá Marin Cilic, Nino Serdarusic, Borna Gojo e a melhor dupla do ano, Mate Pavic e Nikola Mektic.
Djokovic comenta sobre a rivalidade contra os croatas
"Há uma grande rivalidade, obviamente, entre os países vizinhos, e sempre há uma pressão extra, uma motivação extra e também uma expectativa extra para os dois lados. Mas independentemente do que aconteça na quadra, o uma mensagem realmente positiva é o respeito e a amizade com esses caras que temos dentro e fora da quadra", disse Djokovic. "Tenho certeza que as duas equipes vão dar o seu melhor para vencer. Não se trata apenas da semifinal, mas é um duelo entre Sérvia e Croácia, o que tem um significado extra para nós".
"Esses caras são ótimos ótimos jogadores. Já conheço o Cilic há bastante tempo e tivemos alguns duelos importantes ao longo dos anos. Eu o conheço muito bem", avaliou o número 1 do mundo. "Borna Gojo é uma das maiores surpresas da competição, vencendo duas partidas, inclusive o [Lorenzo] Sonego na Itália, o que foi uma vitória impressionante. Ele é muito jovem e tem um ótimo saque, um grande jogo no geral".
"E, claro que eles têm as melhores duplas do mundo, Mektic e Pavic. Eles estão ganhando a maioria das partidas que estão jogando. Vimos alguns dos jogos da Copa Davis que eles disputaram até agora e estão vencendo de forma confortável", complementou o sérvio de 34 anos, que venceu as partidas de simples e duplas no duelo das quartas de final contra o Cazaquistão.