Notícias | Copa Davis
Djoko vence Cilic pela 18ª vez e força jogo de duplas
03/12/2021 às 16h13

Djokovic deve voltar à quadra ainda nesta sexta para enfrentar a melhor dupla do ano

Foto: Davis Cup Finals

Madri (Espanha) - O vigésimo encontro entre Novak Djokovic e Marin Cilic pelo circuito terminou com a 18ª vitória do número 1 do mundo. Escalado com a necessidade de vencer seu jogo para empatar o confronto entre Sérvia e Croácia pela semifinal da Copa Davis, Djokovic confirmou o favoritismo e marcou as parciais de 6/4 e 6/2 em 1h39 de partida nesta sexta-feira.

Com o resultado, a definição do primeiro finalista da competição em Madri será na partida de duplas e Djokovic provavelmente voltará à quadra, ao lado de Nikola Cacic ou Filip Krajinovic. Já os croatas contam com melhor dupla do ano, Mate Pavic e Nikola Mektic. Mais cedo, o jovem de 23 anos e 279º do ranking Borna Gojo surpreendeu ao vencer Dusan Lajovic, número 33 do mundo, por 4/6, 6/3 e 6/2 e dar o primeiro ponto da Croácia no confronto.

"Será extremamente difícil. Jogar duplas é completamente diferente de jogar simples e eu não jogo duplas com tanta frequência", comentou Djokovic sobre a chance de ser escalado para a partida de duplas. "Mas já joguei duas partidas nesta semana com o Nikola e vamos decidir agora qual é o melhor time para enfrentar os croatas. Vencer o jogo de simples não é o suficiente. Vamos ver o que acontece".

A Sérvia tem apenas um título de Davis, conquistado em 2010 e também já foi finalista da competição em 2013, enquanto a Croácia foi campeã nas temporadas de 2005 e 2018. Quem vencer o confronto desta sexta-feira disputará a final no domingo contra Alemanha ou Federação Russa de Tênis, que se enfrentam a partir das 9h (de Brasília) deste sábado.

Aos 34 anos, Novak Djokovic tem agora 38 vitórias e apenas sete derrotas em partidas de simples pela Copa Davis, com direito a 19 triunfos seguidos na competição. Seu histórico em duplas é de quatro vitórias e cinco derrotas, mas ele teve atuação decisiva no confronto contra o Cazaquistão na última quarta-feira, quando venceu em simples e duplas para levar a Sérvia à semifinal da Davis.

O primeiro set da partida entre Djokovic e Cilic teve apenas uma quebra, conquistada pelo sérvio já no penúltimo game da parcial. O número 1 do mundo escapou de seis break-points, quatro deles quando estava sacando para fechar. Em uma das oportunidades de quebra, Cilic desperdiçou ao jogar para fora uma devolução de segundo serviço. E mesmo com dificuldades no último game da parcial, o líder do ranking aproveitou seu primeiro set-point.

A situação do número 1 do mundo foi mais tranquila no segundo set, em que ele só enfrentou dois break-point e perdeu apenas oito pontos em seus games de serviço. Cilic escapou de três chances de quebra logo na abertura da parcial, mas depois perdeu o saque duas vezes e permitiu a Djokovic vencer cinco games seguidos. O sérvio novamente teve algumas oscilações na hora de sacar para o jogo, mas conseguiu definir a partida sem sofrer quebras.

Comentários