Madri (Espanha) - Nem mesmo a presença de Novak Djokovic em simples e duplas nesta sexta-feira foi capaz de impedir a eliminação da Sérvia na semifinal da Copa Davis. Pouco depois de ter vencido sua partida contra Marin Cilic para empatar o confronto contra a Croácia, Djokovic se juntou ao compatriota Filip Krajinovic, mas não conseguiu vencer a melhor dupla do ano, Mate Pavic e Nikola Mektic. Vencedores de nove títulos na temporada, os croatas venceram a disputa por 7/5 e 6/1 em 1h12 de partida.
Com o resultado, a Croácia fecha a série por 2 a 1 e disputará a final da Copa Davis no próximo domingo, contra Alemanha ou Federação Russa de Tênis. O país tem dois títulos na competição, em 2005 e 2018, além de um vice-campeonato em 2016. Já a Sérvia de Djokovic conquistou a Davis apenas em 2010 e tem ainda um vice em 2013. Este foi o terceiro encontro entre sérvios e croatas na Davis, e é a primeira vez que a Croácia vence a disputa.
Hrvatska Happiness 🥳
The No.1 doubles team delivers, taking down Serbia 7-5 6-1 to book a spot in the final!#DavisCupFinals #byRakuten pic.twitter.com/mYtPpNQOQ0— Davis Cup (@DavisCup) December 3, 2021
Pavic e Mektic conquistaram nove títulos na temporada
A Croácia já havia contado com a experiência e o entrosamento de Pavic e Mektic para definir o confronto contra a Itália nas quartas de final. Eles também venceram quando foram escalados contra Hungria e Austrália na fase de grupos. Juntos, os croatas já venceram 65 jogos na temporada, e comemoram títulos em Wimbledon, Jogos Olímpicos de Tóquio, Masters 1000 de Miami, Monte Carlo e Roma, além dos ATPs de Antalya, Melbourne, Roterdã e Eastbourne.
A vitória croata sobre a Sérvia também teve como peça fundamental o jovem de 23 anos Borna Gojo, apenas 279º do ranking, que surpreendeu o número 33 do mundo Dusan Lajovic na abertura do confronto ao vencer por 4/6, 6/3 e 6/2. Coube a Djokovic empatar a série ao vencer Cilic por 6/4 e 6/2 e tentar superar uma rodada dupla. O número 1 do mundo já havia conseguido essa façanha nas quartas de final contra o Cazaquistão, mas sem adversários tão entrosados como os croatas.
Bag down 🙃#DavisCupFinals #byRakuten pic.twitter.com/QT6QMmJv4P
— Davis Cup (@DavisCup) December 3, 2021
Croatas não sofreram quebras e só enfrentaram um break-point
A partida de duplas começou equilibrada e com domínio dos sacadores, mas os croatas não enfrentaram break-points e criaram seis chances de quebra durante a parcial. Eles só conseguiriam quebrar quando já venciam por 6/5 e Mektic teve grande atuação no ponto decisivo. Ele devolveu muito bem o saque de Krajinovic e aguentou um rali de fundo contra o rival, 42º do ranking de simples, enquanto Djokovic estava na rede e esperou bem o momento de também subir para definir o ponto em cima do vencedor de 20 títulos de Grand Slam.
O segundo set foi de amplo domínio de Pavic e Mektic. Eles novamente quebraram o serviço de Krajinovic para fazer 3/1, e depois também conseguiram pressionar e quebrar o saque de Djokovic, terminando a partida com cinco games seguidos a favor. Com ótimo desempenho no saque, os croatas não sofreram quebras e só enfrentaram um break-point durante a rápida partida.
The party is on 🕺#DavisCupFinals #byRakuten pic.twitter.com/njbFLq351o
— Davis Cup (@DavisCup) December 3, 2021