Notícias | Dia a dia
Marcondes conta com desistência e faz sua 1ª semi
10/12/2021 às 17h00

Marcondes havia perdido o primeiro set, mas liderava o segundo por 4/1

Foto: Luiz Candido/CBT

Florianópolis (SC) - O paulista Igor Marcondes será o representante brasileiro na semifinal do challenger de Florianópolis, disputado nas quadras de saibro do Lagoa Iate Clube. Canhoto de 24 anos e 524º do ranking, Marcondes contou com a desistência do uruguaio Pablo Cuevas, principal cabeça de chave do torneio e número 98 do mundo. Cuevas havia vencido o primeiro set por 6/2, mas perdia o segundo por 4/1 quando abandonou a quadra por lesão na perna direita. Naquele momento, o jogo tinha 1h26 de duração.

Antes do torneio em Florianópolis, Marcondes tinha apenas duas vitórias em chaves principais de challenger na carreira, uma delas na semana passada em São Paulo. O outro triunfo havia acontecido ainda em 2016 em Curitiba. Nas fases iniciais do torneio, passou pelo argentino Andrea Collarini e venceu o duelo nacional contra o gaúcho Orlando Luz.

A vaga na semifinal rende 29 pontos na ATP, com possibilidade de 48 pontos se ele for finalista e 80 em caso de título. Com isso, Marcondes está alcançando o melhor ranking da carreira, se aproximando do 410º lugar. Se ele for finalista, entrará no grupo dos 400 melhores jogadores do mundo.

O adversário de Marcondes na semifinal deste sábado, por volta de 11h30 (de Brasília), será o argentino Juan Ignacio Londero, ex-top 50 e atual 140º do ranking, que evitou o duelo nacional ao vencer a partida contra Daniel Dutra da Silva por 6/4 e 6/3. O confronto entre eles é inédito no circuito. A outra semifinal será às 10h, entre o argentino Genaro Olivieri e o boliviano Hugo Dellien.

Veja como foi o duelo entre Marcondes e Cuevas 

O duelo entre Marcondes e Cuevas começou com domínio do principal favorito ao título, que venceu 12 dos primeiros 15 pontos disputados para já abrir 3/0 com duas quebras a favor. Na sequência, o uruguaio encarou um game de saque muito longo, mas escapou de três break-points e fez 4/0. Além disso, voltou a quebrar o serviço de Marcondes na sequência. O paulista, então, salvou quatro set-points e conseguiu devolver uma das quebras para evitar o 'pneu', mas a vantagem construída por Cuevas já era suficientemente confortável no primeiro set.

No segundo set, Marcondes confirmou seus dois primeiros games de saque sem correr riscos e já teve um break-point logo de cara, mas não aproveitou. Cuevas recebeu atendimento médico na perna direita quando perdia por 2/1. Na volta à quadra, teve seu serviço quebrado. Depois, o paulista teve mais um game muito rápido em seu saque, antes de o rival abandonar a disputa.

Comentários