Notícias | Dia a dia
Brooksby é escolhido o Novato do Ano pela ATP
16/12/2021 às 17h46

Brooksby começou o ano fora do top 300 e termina na 56ª posição do ranking

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - O norte-americano Jenson Brooksby foi anunciado nesta sexta-feira pela ATP como o Novato do Ano no circuito, em votação realizada entre os próprios jogadores. Brooksby, de 21 anos e 56º do ranking, concorria com o também norte-americano Brandon Nakashima, os argentinos Sebastian Baez e Juan Manuel Cerundolo e também o francês Hugo Gaston.

Os últimos dois norte-americanos a receber o prêmio de revelação da temporada haviam sido Taylor Fritz em 2016 e Andy Roddick ainda em 2000. No ano passado, o escolhido foi o espanhol Carlos Alcaraz. Vencedor do Next Gen ATP Finals em Milão, Alcaraz concorreu em 2021 ao prêmio de maior evolução do ano, mas o vencedor foi o russo Aslan Karatsev.

"Estou extremamente grato por ganhar o prêmio de Novato do Ano na ATP. Muito obrigado a todos os jogadores que votaram em mim. Significa muito", disse Brooksby. "Foi uma temporada muito divertida e gostaria de agradecer aos fãs por me apoiarem ao longo do ano. Por último, obrigado também à minha equipe, que me apoiou durante todo o ano, nos bons e maus momentos".

Brooksby iniciou 2021 apenas no 307º lugar do ranking e disputando torneios de nível challenger. Ele conquistou três títulos neste porte e logo seguiu para os eventos da ATP, disputando uma final em Newport e a semi em Washington. Já no top 100, recebeu convite para o US Open, chegou às oitavas, e deu trabalho ao número 1 do mundo Novak Djokovic. Ele termina a temporada com o melhor ranking da carreira.

"Foi ótimo experimentar muito do sucesso que tive este ano. Ganhei meus primeiros títulos de challenger, fiz uma final de 250 e uma semifinal de 500 em Washington. Depois, cheguei às oitavas de final em um torneio importante pela primeira vez", relembrou o jovem norte-americano. "Tudo isso foi muito bom para mim e quero dar um passo adiante no próximo ano. Sei o que é preciso para ganhar títulos e estaria mentindo se dissesse que não quero. Quero ganhar títulos no próximo ano, esse é o meu objetivo e acredito que o trabalho que estou fazendo me ajudará a atingir os resultados que desejo".

A lista de vencedores dos prêmios da ATP também inclui o argentino Facundo Lugones, técnico de Cameron Norrie, escolhido o melhor da temporada, além do norte-americano Mackenzie McDonald para o Retorno do Ano e o duplista neozelandês Marcus Daniell com o Prêmio Humanitário Arthur Ashe.

Comentários