Florianópolis (SC) – O calendário 2022 do tênis profissional no Brasil começa na próxima semana, de 10 a 16 de janeiro, com a realização de dois torneios do Circuito Dove Men+Care Legión Sudamericana em Santa Catarina: um torneio feminino ITF W25 no Clube Bela Vista, em Gaspar, e um masculino ATP Challenger 50, no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau.
Realizados pela Confederação Brasileira de Tênis, os dois torneios valem pontos para os rankings mundiais da WTA e ATP e abrem a temporada de competições no país, que ainda conta com outros dois torneios ITF W25 (feminino), entre 17 e 30 de janeiro, ambos a serem realizados na própria sede da CBT, em Florianópolis.
“Estamos dando continuidade ao intenso calendário de tênis profissional que iniciamos em outubro de 2021. Os resultados obtidos foram excepcionais, tendo os tenistas brasileiros conquistado pontos valiosos que impactaram na subida de mais de 4.000 posições no ranking mundial. Mesmo com tantos desafios econômicos para colocar de pé esses eventos, a CBT, juntamente com a Dove Men + Care, com o Banco BRB e com os demais parceiros, vem investindo fortemente para priorizar oportunidades para que nossos atletas tenham a oportunidade de seguir competindo em casa”, destacou Rafael Westrupp, presidente da CBT.
O ITF W25 reunirá tenistas de 14 países – Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Grã-Bretanha, Eslováquia, Alemanha, Holanda, Estados Unidos, República Tcheca, Itália, Eslovênia, Bolívia e Rússia. Destaque para a participação das brasileiras Gabriela Cé (292ª do mundo) e Ingrid Martins (470ª).
Já o ATP Challenger 50 contará com a participação de tenistas de nove países – Brasil, Peru, Argentina, Estados Unidos, Itália, França, Espanha, Chile e Alemanha. O Brasil tem quatro inscritos: Orlando Luz (295º), Igor Marcondes (324º), Daniel Dutra Silva (349º) e Pedro Sakamoto (359º). Esse número aumentará com a divulgação dos wild cards (convites) para a chave principal e a definição do qualifying.
Também está confirmada a participação do experiente espanhol Fernando Verdasco, ex-número 7 do mundo e atual 154º, que será o principal favorito ao título em Blumenau.