Notícias | Dia a dia | ATP Cup
Aliassime frisa espírito de equipe e de sobrevivência
09/01/2022 às 15h08

Sydney (Austrália) - Apesar de ser um dos dois únicos times com dois jogadores entre os top 20 do ranking nesta ATP Cup, o Canadá estava longe de ser um dos cotados ao título. Sofreram dura derrota de estreia, sem poder contar com o número 2 Denis Shapovalov, e acabaram reagindo de forma inesperada, vencendo um grupo que tinha alemães, britânicos e norte-americanos.

"Emoções inacreditáveis, não há melhor sentimento do que vencer", afirmou Aliassime. "Demos tudo em quadra. Começamos com derrota, perdemos nossos quatro primeiros jogos, e superar isso foi incrível. Nunca deixamos de acreditar". Na fase de grupos, ele marcou a maior vitória de sua carreira, ao bater Alexander Zverev.

Aliassime, que atuou também como capitão, fez questão de frisar a união do grupo: "Brayden (Schnur) e Steven (Diez) têm torneio para jogar na próxima semana, mas ficaram aqui com a gente". Destacou que logo na chegada para o torneio aconteceu o positivo para coronavírus de Shapovalov. “Não foi evidentemente um bom começo. Steven também precisou fazer quarentena. Perdemos dos EUA sem fazer ponto, mas então viramos contra a Grã-Bretanha e daí em diante passamos a acreditar mais. O fato de estar quase eliminados nos despertou o espírito de sobrevivência, que mantivemos até o fim".

No difícil duelo contra Roberto Bautista, em que salvou 10 de 11 break-points e disparou 15 aces, Aliassime destacou a mentalidade firme e até reconheceu ter tido alguma sorte. "Os pontos estavam duros e era preciso trabalhar, pensar em coisas boas, pensar em como iria vencer cada lance. Fui capaz de fazer isso o tempo todo. Claro que às vezes você tem um pouco de sorte e isso também aconteceu em momentos importantes. Tentei me manter positivo".

Ele também destacou a importância da vitória de Denis Shapovalov em cima de Pablo Carreño no primeiro jogo da final. "Não poderia querer um início melhor. Se não fosse por Denis nestes dois últimos dias, não estaríamos com o título agora. Ele foi incrível contra Carreño, para quem havia perdido várias vezes antes". Aliassime e Shapovalov levaram o Canadá ao título da Copa Davis juvenil, em 2015.

Comentários