Notícias | Dia a dia | Australian Open
'Risco Djokovic' será fundamental para decisão final
14/01/2022 às 00h22

Melbourne (Austrália) - A tão aguardada decisão do ministro da imigração Alex Hawke sobre a permanência ou não do sérvio Novak Djokovic na Austrália vem se desenrolando há dias, muito em função de sua complexidade jurídica, com conselhos conflitantes sobre a melhor decisão a ser tomada.

De acordo com os especialistas, a principal questão a ser respondida antes de uma definição é se Djokovic é mesmo um risco para a saúde, segurança ou boa ordem da comunidade australiana. Se a resposta for “sim”, pode ser que o visto acabe cancelado, segundo explicou o ex-subsecretário do Departamento de Imigração e especialista em imigração e população, Abul Rizvi para o 3AW.

“Há uma chance de 50% de que o governo se mova para deportá-lo. O governo tem uma gama de opções que pode seguir. Se Hawke decidir cancelar, existem três possibilidades de cancelamento. Uma é o cancelamento pessoal pelo ministro no interesse nacional. Esse é um caminho incomum, mas é uma opção aberta ao governo”, afirmou Rizvi.

“A segunda opção é cancelar com base em que ele forneceu informações falsas nos formulários do governo australiano. Essa é uma base mais comum para cancelamento.E uma terceira opção, que o governo apresentou ontem e que me surpreendeu um pouco, é cancelar por motivos de caráter”, acrescentou o especialista em imigração.

+ Tsitsipas: 'Nem todos estão jogando pelas regras'

+ Saga de Djokovic na Austrália vai parar na Netflix

Rizvi disse ter examinado as disposições de caráter e a única disposição que encontrou e que poderiam usar seriam as chamadas disposições gerais de conduta do teste de caráter. “Mas isso seria bastante incomum. Não me lembro de um caso no passado em que o governo tenha cancelado com base nisso”, complementou.

Se Hawke cancelar o visto de Djokovic pela segunda vez, com base em motivos de interesse público, sem notificar o jogador sobre a intenção de cancelar, o ministro então atribuiria um aviso de cancelamento que seria levado pela Australian Border Force, que iniciaria os preparativos para sua remoção no próximo voo disponível.

“Mas se o Djokovic apelar da decisão de cancelar o visto e esse pedido de apelação for aceito, então ele permanecerá detido até que o tribunal tenha tempo de considerar o assunto. Isso se arrastaria bem além do fim de semana, imagino. Portanto, é bem possível que Djokovic, se seu visto for cancelado, fique detido em Melbourne enquanto o Australian Open começa”, explicou Rizvi.

Comentários