Notícias | Dia a dia | Australian Open
Djokovic tem o visto cancelado mais uma vez
14/01/2022 às 04h09

Melbourne (Austrália) - A tão aguardada definição do ministro da Imigração Alex Hawke sobre a permanência ou não do sérvio Novak Djokovic em solo australiano enfim foi tomada. Nesta sexta-feira, um dia após o sorteio da chave principal do Australian Open, veio o anúncio de que o número 1 do mundo teve seu visto mais uma vez cancelado.

O governo federal resolveu cancelar o visto de Djokovic pela segunda vez por considerar uma decisão de interesse público. A decisão da semana passada foi anulada no Tribunal Federal na segunda-feira, mas o ministro da imigração ainda tinha a palavra final sobre a permanência do sérvio no país e resolveu optar por mandá-lo embora.

Hawke foi encarregado de resolver se o sérvio de 34 anos era um risco para a saúde e a segurança da comunidade australiana, mas longas novas consultas da equipe jurídica de Djokovic atrasaram a decisão.

"Hoje exerci meu poder sob a seção 133C(3) da Lei de Migração para cancelar o visto detido pelo Sr. Novak Djokovic por motivos de saúde e ordem, com base no interesse público de fazê-lo. Esta decisão seguiu ordens do Tribunal Federal em 10 de janeiro de 2022, anulando uma decisão de cancelamento anterior por motivos de equidade processual", disse o ministro em comunicado.

"Ao tomar esta decisão, considerei cuidadosamente as informações fornecidas a mim pelo Departamento de Assuntos Internos, pela Força de Fronteira Australiana e pelo Sr. Djokovic. O governo de (Scott) Morrison está firmemente comprometido em proteger as fronteiras da Austrália, particularmente em relação à pandemia de Covid-19", completou Hawke.

Espera-se agora que os advogados de Djokovic busquem uma liminar imediata que permitiria ao sérvio seguir no país em liberdade, podendo assim disputar a primeira rodada do Australian Open enquanto aguarda um julgamento que deve acontecer na próxima semana. No entanto, se não houver contestação, ele será imediatamente deportado.

Além de ter o visto de entrada na Austrália cancelado, caso não recorra da decisão, o atual líder do ranking pode também ficar proibido de receber outro visto por três anos, embora tal medida possa ser dispensada segundo informa a mídia australiana.

Comentários