Melbourne (Austrália) - Apesar de ser um crítico frequente das atitudes de Novak Djokovic dentro e fora das quadras, o australiano Nick Kyrgios tem prestado apoio ao sérvio nas últimas semanas. A indignação de Kyrgios é com o tratamento dado a Djokovic por parte das autoridades e da imprensa local, que colocaram a opinião pública contra o sérvio. Ele também reclama que o número 1 do mundo não tem recebido apoio dos colegas do circuito.
"É um show de horror! Quando eu acordo e acompanho as notícias, há algo novo todos os dias. Sinto que a discussão não é mais sobre a vacinação, é apenas sobre ele não estar aqui ou ter o seu visto ser cancelado", disse Kyrgios, em entrevista ao podcast No Boundaries.
"Os maus-tratos às pessoas em Melbourne foram atrozes nos últimos dois anos. Eu entendo que tenham raiva dele por não ter sido vacinado e obter uma isenção médica, mas ele tem toda a papelada em mãos. Agora eu sinto que para as pessoas não importa o que Novak faça, vão apenas dizer 'tire-o do nosso país'", acrescentou o atual 114º do ranking e que está vacinado contra a Covid-19.
Nick Kyrgios: ‘I want #Djokovic to win the event, I want to walk around Melbourne Park with my IDEMO T-shirt and Novak mask.’#djokovic pic.twitter.com/Mrnwkeruik
— Tennis Puneet (@TennisPuneet) January 15, 2022
Kyrgios criticou a decisão de Alex Hawke, ministro da imigração, que decidiu cancelar o visto de permanência de Djokovic na última sexta-feira. "Hawke diz que ele é uma ameaça para nossas fronteiras e nós o tratamos como uma arma de destruição em massa. Não, ele está aqui para jogar tênis! Ele não está fazendo nada para ninguém. Ele só quer vir aqui e jogar o Australian Open e acho muito importante que esteja aqui para jogar. Nós queremos ver o esporte. Eu quero que ele vença o Australian Open. Eu iria para o Melbourne Park com uma camiseta escrito 'Idemo!' [vamos em sérvio]".
"Como ser humano, essa é uma situação perigosa para se estar. Você sente que o mundo está contra você, como se não pudesse fazer nada certo. Nós apenas o tratamos como 'Novak Djokovic', e não como um ser humano. Imagine como ele se sente agora. Ele só deve querer algum apoio dos outros jogadores. E sou eu quem que está dando apoio para ele, caramba! Novak até me agradeceu no Instagram. Ele deve se sentir isolado".
Look I definitely believe in taking action, I got vaccinated because of others and for my mums health, but how we are handling Novak’s situation is bad, really bad. Like these memes, headlines, this is one of our great champions but at the end of the day, he is human. Do better.
— Nicholas Kyrgios (@NickKyrgios) January 7, 2022