Melbourne (Austrália) - Atual campeã de Roland Garros e cabeça de chave número 4 no Australian Open, a tcheca Barbora Krejcikova encarou uma estreia que poderia ser complicada, abrindo campanha nesta segunda-feira contra a alemã Andrea Petkovic, mas ela fez valer o seu grande momento e arrasou sua primeira adversária no Melbourne Park, triunfando com parciais de 6/2 e 6/0, em apenas 67 minutos.
Krejcikova foi muito mais consistente do que Petkovic, terminando o jogo com mais que o dobro de bolas vencedoras (28 a 12) e cinco erros não forçados a menos (14 a 19). A tcheca não apenas dominou a rival com o saque, vencendo 71% dos pontos, mas também levou a melhor nas devoluções, com 51% de aproveitamento.
Na segunda rodada, Krejcikova medirá forças com a convidada chinesa Xiyu Wang, que levou a melhor sobre a quali eslovaca Viktoria Kuzmova em sets diretos, com placar final de 7/5 e 6/3. Embora seja apenas a 139ª do mundo, a canhota chinesa bateu a tcheca na única vez que se cruzaram, quatro anos atrás, em Burnie.
Picture perfect from 🇨🇳 Wang Qiang 🎯#AusOpen • #AO2022@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis pic.twitter.com/wz3NYOhIq7
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 17, 2022
Outra chinesa que fez bonito na primeira rodada foi Qiang Wang, responsável pela eliminação da norte-americana Coco Gauff, superando a cabeça de chave 18 em sets diretos, com o placar final de 6/4 6/2. Na próxima fase, ela terá pela frente a belga Alison van Uytvanck, que passou pela quali espanhola Cristina Bucsa com parciais de 6/3 e 6/4.
Também campeã de Grand Slam, a bielorrussa Victoria Azarenka fez o mesmo que Krejcikova na estreia e passou com autoridade por sua primeira oponente. Cabeça de chave 24, ela cedeu apenas quatro games para a húngara Panna Udvardy, gastando somente 65 minutos para fechar a partida com o placar final de 6/3 e 6/1.
Azarenka anotou mais que o dobro de bolas vencedoras (13 a 6) e cometeu quase metade de erros não forçados a menos que Udvardy (16 a 29). Sua adversária na segunda rodada ainda não foi definida, ela espera por quem passar do confronto entre a croata Petra Martic e a suíça Jil Teichmann.
Solid performance 👊
— wta (@WTA) January 17, 2022
Two-time champion @vika7 is playing in the #AusOpen for the 14th time and kicks it off with a win! pic.twitter.com/MyYDUuKOYJ