Melbourne (Austrália) - Alçado à condição de principal favorito ao título neste Australian Open, depois da conturbada saída do sérvio Novak Djokovic da chave, o russo Daniil Medvedev deu um bom primeiro passo nas quadras do Melbourne Park, derrotando nesta terça-feira o suíço Henri Laaksonen em sets diretos, com o placar final de 6/1, 6/4 e 7/6 (7-3), depois de 1h54 de jogo.
Na segunda rodada, o cabeça de chave número 2 pode ter um desafio interessante pela frente contra Nick Kyrgios, caso o tenista da casa consiga superar o quali britânico Liam Broady na estreia. Medvedev perdeu os dois duelos que teve com o australiano até então. Se vier Broady, o russo leva vantagem no histórico com uma vitória em um confronto.
Campeão do US Open no ano passado, Medvedev tentará fazer história neste Australian Open, onde pode se tornar o primeiro homem da Era Aberta a vencer seu segundo Slam logo na sequência. Em toda a história, apenas seis tenistas (homem ou mulher) que conseguiram este feito, a mais recente a japonesa Naomi Osaka, que venceu o US Open de 2018 e o Australian Open de 2019.
Medvedev dominou o primeiro set e deu poucas chances ao rival suíço, que aos poucos foi entrando no jogo e passou a dar mais trabalho. Laaksonen perdeu a segunda parcial com apenas um break de diferença e na terceira não sofreu quebras, caindo apenas no tiebreak.
O saque do russo mais uma vez foi uma boa arma, terminando a partida com 10 aces e 77% de aproveitamento. Ainda assim, ele foi quebrado uma vez. Apesar do estilo agressivo, Medvedev terminou a partida com menos bolas vencedoras que Laaksonen (21 a 23), mas compensou bastante no número de erros não forçados, com metade a menos (23 a 46).