Notícias | Dia a dia | Australian Open
Monteiro luta até o fim e perde batalha de 5 sets
18/01/2022 às 03h55

Melbourne (Austrália) - Não deu para o cearense Thiago Monteiro no Australian Open, caindo logo em sua estreia na competição nesta terça-feira. O algoz foi o francês Benoit Paire, que teve muito trabalho para derrubar o canhoto de Fortaleza, precisando batalhar por 3h38 para triunfar em apertados cinco sets, fechando com o placar final de 6/4, 3/6, 7/5, 2/6 e 7/5.

O próximo adversário no caminho de Paire será o búlgaro Grigor Dimitrov, que teve um pouco menos de dificuldade, mas ainda assim cedeu um set na estreia, batendo o quali tcheco Jiri Lehecka com parciais de 6/4, 4/6, 6/3 e 7/5. O francês leva vantagem no retrospecto com o cabeça de chave 26, vencendo três dos quatro duelos até então, o último deles em 2015.

Em partida marcada pelo equilíbrio, os detalhes acabaram definindo os vencedores de cada uma das cinco parciais. Na primeira, um game mal jogado logo no começo por Monteiro rendeu uma quebra para Paire já no terceiro game. Sólido nos seus serviços, o francês não cedeu um break-point sequer para o brasileiro e manteve a vantagem até o final.

No segundo set, o aproveitamento de Paire com o saque caiu consideravelmente, de 78% para 56% e as chances surgiram para o cearense, que deixou escapar quatro break-points no segundo game, mas no sexto teve mais duas oportunidades de quebra, aproveitando a segunda, que foi o suficiente para levá-lo ao empate.

O francês elevou novamente o nível do serviço na terceira parcial, venceu todos os pontos com a primeira bola e cedeu apenas quatro com a segunda. Passando tranquilamente por seus games de saque, Paire pôde atacar mais quando estava na devolução e depois de perder dois break-points no segundo game e mais dois no oitavo, conseguiu concretizar um no 12º e último.

Depois de pouco conseguir incomodar Paire nas devoluções, o cearense cresceu no quarto set, que foi o seu melhor na partida. O francês confirmou o saque no primeiro game, mas perdeu os cinco seguintes, com duas quebras consecutivas. Monteiro administrou a boa vantagem e levou a decisão para o quinto.

Os dois tenistas tiveram suas chances no set decisivo, mas Paire foi superior, concretizando dois dos oito break-points que teve a seu favor, enquanto Monteiro conseguiu só uma quebra, justamente quando o rival sacava para o jogo em 5/3, adiando a definição para depois, no 12º game, quando voltou a perder o saque e assim a partida.

Apesar dos 30 aces anotados, Paire também terminou a partida com 13 duplas faltas, enquanto Monteiro teve 13 aces e só 3 duplas faltas. Nas bolas vencedoras, novamente larga vantagem do francês, que somou 62 contra 30. O troco veio nos erros não forçados, com o cearense cometendo 23 a menos (49 a 72).

Comentários