Notícias | Dia a dia | Australian Open
De volta aos Slam, Raducanu vence com 'pneu'
18/01/2022 às 10h12

Raducanu fez seu primeiro jogo de Grand Slam desde a conquista do US Open

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - O retorno de Emma Raducanu aos Grand Slam foi com o resultado positivo e uma atuação animadora diante de uma rival bastante experiente. A atual campeã do US Open estreou na Austrália vencendo a norte-americana Sloane Stephens, ex-número 4 do mundo e atual 67ª do ranking, por 6/0, 2/6 e 6/1 em 1h44 de partida nesta terça-feira.

Agora número 18 do mundo aos 19 anos, Raducanu vive um momento da carreira diferente do que aconteceu há menos de seis meses em Nova York, quando era 150ª do mundo e venceu dez jogos seguidos desde o quali até conquistar o título. Sua próxima adversária é a montenegrina Danka Kovinic, que venceu a sul-coreana Su Jeong Jang por 6/3, 2/6 e 6/4.

Esta é apenas a terceira vitória de Raducanu após o título em Nova York. Ainda em 2021, ela havia chegado às quartas de final do WTA 250 de Cluj-Napoca, na Romênia, e caído nas estreias de Indian Wells e Linz. No fim do ano, teve Covid-19, o que comprometeu sua pré-temporada. E em seu primeiro compromisso de 2022, sofreu uma dura derrota para Elena Rybakina em Sydney. Na ocasião, saiu da quadra e foi direto para o treino com seu novo técnico, o alemão Torben Beltz.

'Placar não mostra o que foi o jogo', diz Raducanu
"Tanto eu quanto a Sloane demos o melhor de nós mesmas aqui em quadra. Sabia que seria uma primeira rodada dura. Foi uma partida de alto nível, com ralis muito longos, e estou muito feliz por ter vencido uma grande campeã como ela", disse Raducanu, ao lembrar que Stephens também é uma vencedora de Grand Slam. A norte-americana conquistou o US Open de 2017.

"Eu precisei trabalhar muito para vencer cada ponto, acho que no primeiro set eu joguei um ótimo tênis, com poucos erros não-forçados. Mas é claro que tive algumas adversidades, especialmente nos ralis mais longos. Ela se defende muito bem. Eu precisava me recuperar no terceiro set. Acho que o placar não reflete o que foi o jogo. Eu só estava focada em colocar todas as bolas dentro da quadra", complementou a jovem britânica, que disputa apenas o terceiro Grand Slam de sua carreira profissional.

Primeiro set durou apenas 17 minutos
O primeiro set foi praticamente perfeito para Raducanu, que aplicou um 'pneu' em Stephens com apenas 17 minutos de partida. A britânica foi bastante eficiente nas devoluções de saque e construía muito bem os pontos. Além disso, fez 7 a 0 em winners e cometeu apenas dois erros não-forçados na parcial.

Stephens conseguiu uma quebra de serviço logo na abertura do segundo set, em um game com 11 minutos de duração e que terminou com uma dupla falta de Raducanu. A britânica teve dificuldades nos pontos jogados com seu segundo serviço, vencendo apenas 4 em 13 possíveis e passou a ser mais ameaçada. Mesmo buscando o empate por 2/2, Raducanu sofreria mais duas quebras seguidas no fim do set.

A reação de Raducanu veio no terceiro set, quando a britânica retomou o controle da partida, confirmando seus games de saque com maior tranquilidade. Ela não enfrentou mais break-points e conseguiu duas novas quebras para abrir 5/0 no placar antes que Stephens voltasse a fazer um game. Ainda assim, a jovem jogadora definiu o jogo logo na sequência. Raducanu fez 15 a 14 em winners e cometeu 30 erros não-forçados contra 42 de Stephens. Cada jogadora teve oito break-points na partida, com seis quebras para a britânica e três para a norte-americana.

Comentários