Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal mantém escrita e derruba alemão em três sets
19/01/2022 às 02h50

Melbourne (Austrália) - O segundo jogo do espanhol Rafael Nadal no Australian Open foi um pouco mais duro do que a estreia, mas ainda assim ele levou a melhor sobre o alemão Yannick Hanfmann em sets diretos, fechando a partida com parciais de 6/2, 6/3 e 6/4, depois de 2h22 de duelo. O próximo rival do canhoto de Mallorca sairá do confronto entre o russo Karen Khachanov e o francês Benjamin Bonzi.

Com a vitória desta quarta-feira, Nadal mantém sua escrita contra tenistas vindos do quali em Grand Slam. Ele perdeu apenas um dos 28 duelos que teve contra rivais nesta condição, sendo seu único revés para o alemão Dustin Brown na segunda rodada de Wimbledon, em 2015.

Nadal também amplia seu retrospecto positivo contra oponentes de ranking baixo nos quatro principais torneios do circuito. Apenas duas vezes ele foi superado por adversários com ranking pior que o de Hanfmann, a primeira delas em 2013, quando perdeu para o belga Steve Darcis, e a outra também no All England Club, um ano depois, surpreendido pelo australiano Nick Kyrgios.

Depois de um começo equilibrado, o espanhol fez valer a condição de cabeça de chave 6 na segunda metade do primeiro set e anotou duas quebras seguidas após o 2/2 para fechar a parcial. Contudo, a arrancada final não foi tão fácil, uma vez que o espanhol também precisou salvar um break-point no quinto game e outro no sétimo.

O segundo set foi ainda mais parelho, principalmente em relação ao placar. Nadal teve dificuldades para conseguir a quebra e a igualdade se arrastou até o oitavo game, quando enfim bateu o saque do rival. Antes disso, Hanfmann havia salvado um break-point no segundo game, mais dois no quarto e outro no sexto.

A pressão nos games de saque do germânico se manteve na terceira parcial, novamente com Nadal sofrendo para quebrar. Desta vez o break veio mais cedo, já no terceiro game, mas no total o canhoto de Mallorca teve oito break-points no set e só conseguiu aproveitar um, sendo dois deles match-points quando Hanfmann sacava em 3/5. O número 5 do mundo também sofreu um pouco para fechar, precisando de mais três match-points no seu game de serviço.

Nadal não teve apenas dificuldade para confirmar as chances de quebra, convertendo apenas quatro dos 16 break-points que teve, mas também viu uma leve queda de rendimento com o saque. No primeiro jogo ele teve 78% de aproveitamento, mas agora ficou em 71%. O espanhol terminou o duelo com Hanfmann com os mesmos 30 winners do rival e seis erros não forçados a menos (26 a 32).

Comentários