Melbourne (Austrália) - Depois de receber convite para disputar a chave principal do Australian Open, a carismática Samantha Stosur adiou por uma rodada, mas não conseguiu desta vez segurar a forte russa Anastasia Pavlyuchenkova. A australiana caiu por duplo 6/2 e se despede assim da carreira de simples no circuito internacional. A vigésima participação de Stosur em Melbourne havia começado com vitória sobre a norte-americana Robin Anderson por 6/7 (5-7), 6/3 e 6/3 na última terça-feira.
Australiana de 37 anos, Stosur foi campeã do US Open em 2011, vencendo Serena Williams na final. Um ano antes, ficou com vice em Roland Garros e foi superada pela italiana Francesca Schiavone, tendo no seu auge figurado como a número 4 do mundo. Ela também competiu em cinco Olimpíadas.
"I dreamed of winning a Grand Slam. To do what I've done, dreaming as a little kid is phenomenal."
Congratulations on a wonderful singles career @bambamsam30 🙌#AusOpen · #AO2022 pic.twitter.com/OGiFNJWTsC— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2022
Apesar de um ótimo histórico em Nova York e especialmente em Paris, onde disputou outras três semifinais, Stosur nunca conseguiu chegar longe nas chaves de simples do Australian Open. Suas melhores campanhas foram até as oitavas em 2010 e 2016. Mas comemorou dois títulos nas duplas femininas, em 2006 e 2019, e um nas duplas mistas em 2005.
Defensora dos direitos LGBTQ+ e mãe da pequena Genevieve desde junho de 2020, Stosur reduziu bastante seu calendário, considerando também as restrições vigentes na Austrália. Tanto que ela ficou sem jogar entre fevereiro e junho do ano passado. Ainda em quadra, ela recebeu bela homenagem dos organizadores, mas ainda vai jogar duplas durante todo este ano, ao lado da chinesa Shuai Zhang.
Pavlyuchenkova, cabeça 10 em Melbourne, agora enfrenta a romena Sorana Cirstea, que bateu a Kristina Kucova por 6/2 e 6/4. Já Stosur concentra os esforços nas duplas. Ela e Zhang são as cabeças 4 e venceram a japonesa Miyu Kato e a norte-americana Sabrina Santamaria por 6/3, 2/6 e 6/1. As próximas rivais são a polonesa Magda Linette e a norte-americana Bernarda Pera.
2011 US Open singles champion
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2022
20 years of #AusOpen memories.
69 Grand Slam appearances.
A career high ranking of world No.4
Thank you @bambamsam30 for the incredible memories.#AusOpen · #AO2022 pic.twitter.com/ycfyfKVRhs