Notícias | Dia a dia | Australian Open
Apesar da torcida, Murray perde do 120º colocado
20/01/2022 às 06h53

Algoz de Murray, Taro Daniel faz sua melhor campanha em Grand Slam

Foto: Arquivo

Melbourne (Austrália) - Depois de vitória muito exigente na estreia diante do cabeça 21 Nikoloz Basilashvili, o escocês Andy Murray ficou longe de seu melhor tênis foi eliminado do Australian Open em sets diretos pelo japonês Taro Daniel, atual 120º do ranking e oriundo do qualificatório. Daniel marcou triplo 6/4 com uma atuação muito firme tanto no saque como nas trocas da base.

Murray cometeu 49 erros não-forçados contra apenas 31 de Daniel, que por sua vez liderou a estatística de winners por 46 a 38. O japonês conquistou cinco quebras de serviço na partida em dez break-points criados. Enquanto o britânico teve 11 oportunidades de quebra no jogo e aproveitou apenas duas. Outra vantagem para Daniel no saque foi seu bom número de aces, 12 contra 7 de Murray.

Daniel venceu seu quinto jogo seguido no Australian Open. O japonês de 28 anos e 120º do ranking tem como melhor marca da carreira o 64º lugar, alcançado em 2018, e chega pela primeira vez à terceira rodada de um Grand Slam. Seu adversário sairá do duelo entre o jovem italiano Jannik Sinner e o norte-americano Steve Johnson.

"Tentei esquecer que estava enfrentando Murray, apesar de todo mundo estar sempre me lembrando disso antes do jogo", contou ele, que disse ter ficado 'arrepiado' em alguns momentos pela energia vinda do público.

Também revelou ter sentido início de cãibras no começo do terceiro set: "Mas não fiquei desesperado, imaginei que poderia ser algo momentâneo e foi o que aconteceu".

Murray não foi regular com o primeiro serviço e por isso ficou quase sempre atrás do placar. Sofreu quebra precoce no começo do jogo, empatou no sexto game mas voltou a ser quebrado com três erros e uma dupla falta. O segundo set teve apenas uma quebra, conquistada por Daniel ainda no início, sendo que pouco antes Murray havia perdido quatro break-points no mesmo game. O britânico não teria mais chances de ameaçar o serviço do japonês até o fim do set.

A única chance de Murray reagir foi no terceiro set, quando ele fez 2/0, mas não embalou e cedeu empate logo em seguida com uma dupla-falta no break-point. Sempre oportuno nas devoluções, principalmente quando falhou o primeiro saque do britânico, Daniel obteve a quebra final no segundo break-point e liquidou com autoridade.

Murray não disputava o torneio desde 2019
Murray voltou a disputar o Australian Open depois de três temporadas. Em sua aparição mais recente, no ano de 2019, chegou a anunciar a aposentadoria e recebeu justas homenagens por uma possível despedida do circuito, mas conseguiu voltar às quadras depois de duas cirurgias no quadril. Ex-número 1 do mundo e cinco vezes finalista em Melbourne, o britânico está com 34 anos e ocupa o 113º lugar do ranking. Na última semana, ele foi finalista do ATP 250 de Sydney.

Comentários