Melbourne (Austrália) - O começo de Australian Open da grega Maria Sakkari é animador, já com três boas vitórias conquistadas no Melbourne Park. A mais recente delas veio nesta sexta-feira, quando a quinta favorita despachou a russa Veronika Kudermetova em sets diretos, superando a cabeça de chave 28 com placar final de 6/4 e 6/1, após 1h21 de partida.
Classificada para as oitavas de final sem ainda perder um set sequer na competição, Sakkari terá pela frente a norte-americana Jessica Pegula, que ano passado foi até as quartas de final. Cabeça de chave 21 neste ano, ela também passou pela terceira rodada com vitória em sets diretos, derrubando a espanhola Nuria Parrizas com parciais de 7/6 (7-3) e 6/2.
Além de viver melhor momento, a grega entrará em quadra ostentando um retrospecto positivo contra Pegula. Nos dois duelos anteriores entre elas, Sakkari levou a melhor, derrotando a norte-americana em sets diretos em Eastbourne, três anos atrás, e em três sets na temporada passada em Miami.
Sakkari levou um pequeno susto no primeiro set, quando viu Kudermetova abrir 3/1, mas depois disso venceu quatro games seguidos e encaminhou o 1 a 0. Na segunda parcial, a grega tomou conta do placar logo na saída, abriu primeiro 2/0 e ampliou a vantagem mais duas vezes, com quebras no quinto game e no sétimo e último.
Apesar da vitória, não foi a grega que terminou o jogo com mais bolas vencedoras, com 12 para ela e 15 para Kudermetova. Só que o troco veio com juros e correção nos erros não forçados, com a russa cometendo quase três vezes mais do que Sakkari (32 a 12). O saque da número 8 do mundo também fez diferença, com 70% de aproveitamento para ela e só 48% para a adversária.