Melbourne (Austrália) - Continua a saga do sérvio Miomir Kecmanovic neste Australian Open. Tentando fazer bonito para homenagear o compatriota Novak Djokovic, que seria seu rival na primeira rodada, ele vem aproveitando as chances e já está nas oitavas de final. Nesta sexta-feira foi a vez de derrubar o italiano Lorenzo Sonego, cabeça de chave 25, marcando parciais de 6/4, 6/7 (8-10), 6/2 e 7/5.
O próximo adversário de Kecmanovic no torneio promete ser bem mais indigesto do que os três que teve pela frente até então. Nas oitavas, o sérvio medirá forças com o francês Gael Monfils, que tem mostrado um grande tênis neste começo de temporada, faturando um título em Adelaide, logo na primeira semana do ano.
Cabeça de chave 17, o francês ainda não perdeu sets em sua campanha e chega às oitavas com apenas 20 games cedidos, metade deles na vitória de terceira rodada contra o chileno Cristian Garin, 16º pré-classificado, contra quem anotou placar final de 7/6 (7-4), 6/1 e 6/3, depois de 2h01 de confronto. Monfils venceu Kecmanovic na única vez que se cruzaram, ano passado no Masters 1000 de Paris.
Enquanto o francês chega às oitavas de um Grand Slam pela 20ª vez, sendo cinco delas no Australian Open, onde já fez quartas em 2016, Kecmanovic nunca havia ido tão longe em um dos quatro principais torneios do circuito, tendo passado da segunda rodada neste nível pela primeira vez na carreira.
Contra Sonego, o sérvio anotou apenas sua segunda vitória sobre um top 30 em Slam e a sexta em 28 jogos pelo circuito. Para seguir honrando Djokovic e ir mais longe, ele terá que repetir o feito contra Monfls, que soma 235 vitórias e 84 derrotas contra rivais de ranking igual ou pior do que o de Kecmanovic, que atualmente ocupa o 77º lugar na ATP.