Notícias | Dia a dia | Australian Open
Berrettini supera enorme teste com Alcaraz e avança
21/01/2022 às 05h42

Melbourne (Austrália) - Conforme o esperado, o duelo desta sexta-feira entre Matteo Berrettini e Carlos Alcaraz foi um grande jogo, não só no tênis mostrado pelos dois, mas também na duração, com suas 4h13 de disputa. Cabeça de chave 7, o italiano fez valer a maior experiência e bateu o jovem espanhol de apenas 18 anos em batalha de cinco sets, encerrada com parciais de 6/2, 7/6 (7-3), 4/6, 2/6 e 7/6 (10-5).

Pela segunda vez nas oitavas de final do Australian Open, Berrettini iguala sua melhor marca no torneio e também a marca de Fabio Fognini e Adriano Panatta, que até então são os italianos com mais idas até esta fase nos quatro principais torneios do circuito, todos eles agora com oito. Porém, ele é o único a ir tão longe nos quatro Slam.

O próximo adversário de Berrettini no Melbourne Park ainda não está definido e sairá do confronto entre o espanhol Pablo Carreño e o norte-americano Sebastian Korda. Independente de quem passe, o duelo com o italiano de 25 anos e atual número 7 do mundo será inédito.

A partida foi equilibradíssima e qualquer vacilo ou queda de rendimento era imediatamente castigada. Foi assim que Alcaraz perdeu o primeiro set. Ele até começou mais incisivo, teve quatro break-points no segundo game e mais um no quarto, só que não aproveitou uma chance sequer. Ao baixar um pouco o nível, o espanhol amargou duas quebras seguidas e viu Berrettini largar na frente.

O italiano manteve o embalo e saiu quebrando no segundo set para abrir 2/0, mas Alcaraz não esmoreceu e ficou firme em quadra até conseguir a igualdade, que veio no oitavo game. Sem novas quebras, a definição foi para o primeiro tiebreak da partida, que acabou nas mãos de Berrettini, dando um passo grande para as oitavas de final.

Só que o jovem espanhol mostrou todo seu poder de reação e lutou bravamente até o fim. Ele faturou a terceira parcial com uma quebra solitária no nono game e depois empatou o jogo ao jogar um quarto set primoroso, no qual se contou com um Berrettini um pouco mais vacilante e que acabou sofrendo duas quebras seguidas na segunda metade da disputa.

A definição foi para um quinto set muito disputado e nervoso. Alcaraz teve apenas um break-point e Berrettini dois, uma logo no começo e outro no 12º e penúltimo game, quando teve o primeiro match-point. Sem quebras, veio mais um tiebreak, este até 10, no qual Alcaraz até saiu na frente, com mini-break logo no primeiro ponto, mas no fim o italiano fez valer a maior experiência e fechou o jogo.

Comentários