Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal bate Khachanov pela 8ª vez e segue invicto
21/01/2022 às 10h16

Nadal segue sem perder para Khachanov no circuito e está nas oitavas em Melbourne

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - O início de temporada de Rafael Nadal segue com 100% de aproveitamento. Campeão do ATP 250 de Melbourne há duas semanas, o espanhol passou pela primeira semana do Australian Open e já soma seis vitórias seguidas em 2022. Nadal superou nesta sexta-feira o russo Karen Khachanov, número 30 do mundo, por 6/3, 6/2, 3/6 e 6/1 em 2h51. De quebra, manteve seu perfeito retrospecto contra o rival, tendo vencido todos os oito jogos entre eles.

Vencedor do Australian Open em 2009 e vice em outras quatro oportunidades, a última delas há três temporadas, Nadal está com 35 anos e ocupa o quinto lugar no ranking da ATP. O dono de 20 títulos de Grand Slam já passou pelo norte-americano Marcos Giron e pelo alemão Yannick Hanfmann nas primeiras rodadas. Ele agora espera pelo vencedor da partida entre o francês Adrian Mannarino e o russo Aslan Karatsev.

Já Khachanov, de 25 anos, segue sem nunca ter alcançado as oitavas de final do Australian Open. Este foi o quarto ano seguido que ele parou na terceira rodada. E antes disso, perdeu na segunda fase outras duas vezes. Ex-top 10, o russo tem melhores resultados em Roland Garros e Wimbledon, torneios em que ele já chegou às quartas de final.

Primeiro set impecável no saque
Nadal fez um primeiro set impecável e só perdeu um ponto em seus games de serviço. Confiante desde o momento em que entrou em quadra, o espanhol escolheu começar o jogo sacando e já largou com 3/0 no placar, vencendo 12 dos primeiros 13 pontos disputados no jogo. Ele fez 12 a 5 em winners no primeiro set e cometeu apenas cinco erros não-forçados, um a menos que o rival. O set durou 28 minutos.

A segunda parcial, apesar do placar, teve 51 minutos de duração. Muito por conta de um game muito longo logo na abertura, e que o espanhol conseguiu uma nova quebra ao aproveitar seu quarto break-point no set. Quando vencia por 2/1, Nadal teve o saque ameaçado pela primeira vez no jogo, mas se livrou com uma sequência de winners de forehand. No game seguinte, o ex-líder do ranking quebrou de novo e ampliou sua vantagem.

Russo reagiu no terceiro set
Khachanov salvou um break-point logo no início do terceiro set e contou com duas duplas faltas de Nadal no mesmo game para quebrar o serviço do espanhol pela primeira vez na partida. O índice de acerto de primeiro saque na quadra, que superior a 70% nas parciais anteriores, caiu para 53%. Com isso, Nadal acabou tendo o serviço mais vulneráveis e encarou quatro break-points durante o terceiro set. Ele até teve suas chances de devolver a quebra quando perdia por 3/1 e não aproveitou, e depois escapou de três novas chances de quebra do rival. O russo fez 17 a 7 em winners e cometeu 15 erros contra 8 em 57 minutos de set.

Mudança tática deu resultado

Nadal tentou jogar mais próximo da linha de base durante o quarto set, para colocar mais pressão sobre o russo desde as devoluções. A estratégia mais agressiva deu resultado e ele logo conseguiu uma quebra, abrindo 3/0 no placar. Destaque para uma excelente passada com o backhand na paralela justamente no break-point.

O espanhol retomou o bom desempenho no saque, como vinha acontecendo nos dois primeiros sets, e confirmava seus serviços sem maiores riscos. Com uma nova quebra no sexto game, abriu 5/1 no placar, definindo a vitória no game seguinte. Nadal liderou a estatística de winners por 39 a 36 e cometeu 30 erros não-forçados contra 42 do rival. O espanhol conseguiu cinco quebras em 15 break-points e só perdeu um game de serviço na partida.

Comentários