Notícias | Dia a dia | Australian Open
Alcaraz: 'Estou cada vez mais perto dos melhores'
21/01/2022 às 15h31

Alcaraz levou Berrettini, número 7 do mundo, ao tiebreak do quinto set

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Apesar da derrota na terceira rodada do Australian Open, Carlos Alcaraz saiu de quadra bastante satisfeito com seu nível de atuação nesta sexta-feira. Superado pelo número 7 do mundo Matteo Berrettini em um duelo de cinco sets, o jovem espanhol de 18 anos e já 31º do ranking se sente cada vez mais próximo de nível dos melhores jogadores do mundo.

"Eu saio triste pela derrota, mas também fico com a sensação de que no tiebreak fui agressivo, como fiz em toda a partida. Essa é a chave. No fundo, vou embora feliz porque sei que deixei tudo em quadra. Estou saindo com uma boa sensação, com jogos e experiências que vão me fazer bem para o futuro. Depois do jogo de hoje, saio com a sensação de que estou muito perto dos melhores", disse Alcaraz após a derrota por 6/2, 7/6 (7-3), 4/6, 2/6 e 7/6 (7-5) em 4h13 de partida.

"O Berrettini está no top 10, é o número 7 do mundo e eu estive perto de vencê-lo. Já venci vários jogadores do Top 10. Depois do nível que mostrei, sinto que estou pronto e perto de estar esses jogadores", explica o espanhol, que já tem três vitórias contra top 10 na carreira. "Tenho me sentido bem em todas as partidas de cinco sets. Fisicamente e mentalmente, me senti bem. Já posso dizer que estou preparado esse tipo de situação: jogos muito longos. Eu sou capaz de me cuidar ao máximo fisicamente e mentalmente. Já estou preparado para todas as situações que vivi".

"As derrotas doem. Mesmo lutando por quatro horas, no tiebreak do quinto set e estando muito perto de vencer. Ainda dói muito, mas você sempre tem que ver o lado positivo das coisas. Esse jogo vai me fazer crescer muito", complementou o jovem tenista, que já tem um título de ATP, conquistado na temporada passada em Umag.

Já o classificado Berrettini comemorou a vitória, mas também fez elogios ao jogo e luta de Alcaraz "Na idade dele eu não tinha nem ponto ATP. Ele mostrou a todos o seu potencial hoje e vai melhorar ainda mais", disse o italiano, que havia perdido para Alcaraz no ano passado em Viena. "Na última vez eu joguei com ele, perdi por 7/6 no terceiro. Hoje eu acho que joguei melhor do que ele em certos momentos. E, com certeza, faz diferença o fato de ele ser jovem. Um Grand Slam é diferente de um torneio normal".

"Acho que eu estava dizendo a mim mesmo que quem venceria a partida era o cara que queria mais. Então eu acho que eu queria mais. Mas esta é apenas uma frase que estava dizendo a mim mesmo para me sentir pronto. No final só tentei lutar e fazer as coisas certas. Eu realmente lutei muito. Isso é o que acho que fez a diferença", acrescentou o jogador de 25 anos e vencedor de cinco torneios da ATP.

Duelo com Carreño Busta nas oitavas
Berrettini enfrenta nas oitavas o espanhol Pablo Carreño Busta, em confronto inédito no circuito. "Vai ser interessante. Ele é um jogador muito sólido. Ele está jogando bem. Ele gosta de jogar aqui na Austrália. Mesmo que todos pensem que ele pode jogar bem apenas no saibro, acho que ele é muito bom também na quadra dura. Quando você está jogando as oitavas de final de um Grand Slam, sempre será uma partida difícil. Mas estou me sentindo confiante. Acho que o nível hoje foi muito alto e estou ficando cada vez melhor".

Comentários