Melbourne (Austrália) - A novela das duplas faltas da bielorrussa Aryna Sabalenka no Australian Open ganhou mais um capítulo neste sábado e terá pelo menos mais um pela frente, uma vez que a número 2 do mundo conseguiu vencer mesmo assim. Repetindo o que fizera nas duas primeiras rodadas, ela novamente saiu atrás e buscou a virada, batendo a tcheca Marketa Vondrousova com parciais de 4/6, 6/3 e 6/1.
Desta vez a bielorrussa limitou-se a cometer ‘apenas’ 10 duplas faltas e mesmo ainda sofrendo um pouco com o saque saiu com a vitória depois de 1h49 de confronto. Classificada para as oitavas de final, Sabalenka terá pela frente a estoniana Kaia Kanepi, que bateu a alemã Angelique Kerber na primeira rodada e segue embalada no torneio, batendo a convidada da casa Madison Inglis de virada, com 2/6,6/2 e 6/0.
Será a segunda vez que Sabalenka e Kanepi medirão forças no circuito, novamente se cruzando em solo australiano e dentro do Melbourne Park. O único duelo entre elas até então aconteceu em um dos torneios preparatórios para o Australian Open do ano passado, no qual a estoniana acabou levando a melhor em três sets.
Apesar de ter mostrado maior consistência com o saque no decorrer da partida, Sabalenka sofreu com ele na largada e foi quebrada logo no primeiro game. Ela até conseguiu devolver depois o break para empatar em 3/3, mas Vondrousova na sequência voltou a bater o serviço da bielorrussa e foi com esta vantagem até o fim para fechar o set inicial.
O placar adverso não foi problema para Sabalenka, que mostrou força no começo da segunda parcial e saiu abrindo 3/0. Ela manteve o break de frente até o fim, empatou o jogo e levou a definição para o terceiro set, no qual Vondrousova mostrou sentir o cansaço e o calor. A bielorrussa elevou o nível e contou com a queda da rival para ceder apenas mais um game e ficar com a vitória de virada, a terceira seguida no torneio.