Melbourne (Austrália) - Depois de passar por jogos nas duas primeiras rodadas do Australian Open, Felix Auger-Aliassime conseguiu, enfim, vencer uma partida com mais tranquilidade neste sábado para garantir seu lugar nas oitavas de final do torneio. O canadense superou o britânico Daniel Evans, 24º do ranking, por 6/4, 6/1 e 6/1 em 1h53 de partida.
Aliassime estreou no torneio disputando cinco sets contra o finlandês Emil Ruusuvuori. Já na segunda rodada, precisou disputar quatro tiebreaks diante do espanhol Alejandro Davidovich Fokina. O jovem de 21 anos e número 9 do mundo agora espera pelo vencedor entre Andrey Rublev e Marin Cilic.
A vitória também faz com que Aliassime repita sua melhor campanha na Austrália, alcançada no ano passado. O canadense faz sua terceira participação no torneio e chega pela segunda vez às oitavas. Na última temporada, ele teve dois resultados ainda melhores em Grand Slam, semifinal do US Open e quartas em Wimbledon.
Flawless Felix 💯@felixtennis dispatches of Dan Evans 6-4 6-1 6-1 in under two hours to reach the #AusOpen R16 for the second year in a row!
— Davis Cup (@DavisCup) January 22, 2022
🎥: @AustralianOpen pic.twitter.com/WQehaJV1sk
O primeiro set foi mais equilibrado e com apenas uma quebra. Aliassime escapou de break-points em dois games diferentes, com 2/2 e 4/4, antes de aproveitar sua única chance já no último game da parcial. Depois disso, o canadense dominou as ações. No segundo set, ele conseguiu duas quebras seguidas para abrir 5/0, salvou o único break-point que enfrentou e fez 12 a 1 em winners. Já na terceira parcial, Aliassime só perdeu um ponto no saque e quebrou em mais três ocasiões.
Nas estatísticas, Aliassime fez 16 a 1 em aces, 40 a 10 em winners, e cometeu 21 erros não-forçados contra 20 de Evans. O canadense não teve o serviço quebrado, escapando dos três break-points que enfrentou, e aproveitou seis das sete chances que teve de quebrar o saque do britânico.