Notícias | Dia a dia | Australian Open
Swiatek vence duelo de habilidades com Kasatkina
22/01/2022 às 06h56

Com apenas 20 anos, Swiatek chega às oitavas em Melbourne pela terceira vez seguida

Foto: Jimmie48/WTA

Melbourne (Austrália) - No encontro entre duas jogadoras sólidas de fundo, mas também capazes de buscar variações táticas, Iga Swiatek prevaleceu diante de Daria Kasatkina e garantiu seu lugar nas oitavas de final do Australian Open. Número 9 do mundo, a polonesa marcou as parciais de 6/2 e 6/3 contra a russa, ex-top 10 e atual 23ª do ranking, em 1h33 de partida. Foi o segundo encontro entre elas no circuito, agora com uma vitória para cada lado.

Campeã de Roland Garros em 2020, Swiatek tem apenas 20 anos e chega pela terceira vez seguida às oitavas de final em Melbourne. Vinda de uma semifinal no WTA 500 de Adelaide, a jovem jogadora polonesa faz sua quarta participação no torneio. Ela enfrenta na próxima rodada a vencedora da partida entre a russa Anastasia Pavlyuchenkova e a romena Sorana Cirstea.

"Foi um jogo muito intenso. Taticamente, fiz um bom trabalho em não deixá-la usar seu topspin com o forhenad. Estou feliz por ter sido a primeira a mudar a direção para a bola para que eu pudesse ter mais iniciativa nos pontos. Sinto que estou jogando cada vez melhor a cada partida", disse Swiatek após a partida deste sábado.

Já Kasatkina encerra uma boa série de torneios na Austrália para começar a temporada, já que havia disputado duas semifinais seguidas, no 250 de Melbourne e também no 500 de Sydney. A russa de 24 anos repete seu melhor resultado no Australian Open, que havia sido a terceira rodada de 2016.

Jogadoras apostaram em variações e mostraram recurso
Como era de se esperar desde a definição do confronto, Swiatek e Kasatkina fizeram um duelo de muita habilidade em quadra. Apesar de a construção dos pontos ser majoritariamente pelo fundo de quadra, as duas jogadoras exibiam seus principais recursos, os drop-shots da polonesa e os bons slices da russa, além de muitas variações de altura e peso de bola nos ralis, tornando o jogo bem atrativo para o público. Nesse cenário, o fato de Swiatek ter maior potência no forehand e consistência no saque fez muita diferença neste sábado.

Apesar de ter enfrentado dois break-points logo em seu segundo game de serviço, a polonesa conseguiu se salvar e quebrou logo na sequência, em um game com poucos primeiros serviços em quadra da russa. Com isso, Swiatek abriu 4/1 no placar. Cenário parecido aconteceu na reta final do set, em que a número 9 do mundo novamente salvou dois break-points, e logo depois quebrou de novo para fechar a parcial. Swiatek fez 12 a 8 em winners e cada jogadora cometeu 18 erros não-forçados, com a polonesa tendo escapado de todos os quatro break-points que enfrentou.

Logo na abertura do segundo set, Swiatek largou com 2/0 no placar após um winner de deovlução. Mas com a dificuldade para definir alguns pontos, por conta de um momento de muita solidez da russa, a polonesa acabou permitindo o empate por 2/2. No quinto game da parcial, Swiatek salvou mais dois break-points, apostando em saques no meio. E logo depois, ela voltou a quebrar. Depois disso, a campeã de Roland Garros teve dois games de serviço muito tranquilos para fechar a partida. Swiatek liderou a contagem de winners por 24 a 13 e cometeu 35 erros não-forçados contra 37 da rival. A polonesa quebrou quatro vezes e salvou oito dos nove break-points que enfrentou.

Comentários