Notícias | Dia a dia | Australian Open
Cirstea derruba mais uma favorita e desafia Swiatek
22/01/2022 às 10h18

Cirstea foi eficiente nas devoluções e já derrotou Kvitova e Pavlyuchenkova no torneio

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Mesmo sorteada em um setor da chave que contava com grandes nomes, a romena Sorana Cirstea conseguiu superar a primeira semana do Australian Open e chegar às oitavas de final, igualando sua melhor campanha em 13 participações no torneio, que havia sido feita em 2017. Algoz de Petra Kvitova ainda na primeira rodada, Cirstea superou neste sábado a russa Anastasia Pavlyuchenkova, cabeça 10 do evento, por 6/3, 2/6 e 6/2 em 1h42 de partida.

Aos 31 anos, Cirstea é a atual 38ª do ranking e tem como melhor marca da carreira a 21ª posição, alcançada em 2013. Já sua campanha de maior destaque em um Grand Slam aconteceu ainda em 2009, quando ela tinha apenas 19 anos e chegou às quartas de final de Roland Garros.

Depois de eliminar as números 19 e 11 do mundo, a romena terá a oportunidade de enfrentar uma top 10. Ela desafia a polonesa Iga Swiatek, nona do ranking e campeã de Roland Garros em 2020. Será a primeira vez que ela enfrenta a jovem rival de 20 anos e ambas lutam por uma inédita chegada às quartas de final na Austrália.

Para superar Pavlyuchenkova na partida que encerrou a programação deste sábado, Cirstea cuidou muito bem das devoluções de saque, sempre colocando em quadra e exercendo pressão desde o início dos pontos. A romena conseguiu três quebras no primeiro set e mais duas no terceiro, criando nove break-points durante o jogo.

Pavlyuchenkova até chegou a fazer mais winners, 22 a 15, mas também cometeu muito mais erros não-forçados, 31 contra 17 de Cirstea. A romena também teve ótimo desempenho junto à rede, vencendo 10 pontos em 12 possíveis. Após um primeiro set com altos e baixos, e um segundo em que a russa conseguiu duas quebras e salvou break-points em dois games distintos, a romena dominou a parcial decisiva, com a pressão nas devoluções e apenas cinco pontos perdidos no saque.

Comentários