Melbourne (Austrália) - Assim como fez na temporada passada, a norte-americana Jessica Pegula mais uma vez alcançou as quartas de final no Australian Open. A vaga veio neste domingo com uma enorme vitória sobre a grega Maria Sakkari, que embora seja a quinta favorita ao título, não conseguiu vencer um set sequer e caiu com o placar final de 7/6 (7-0) e 6/3, depois de 1h37 de jogo.
Curiosamente, para chegar às quartas em 2021, Pegula também derrubou a cabeça de chave 5 nas oitavas, que na temporada passada era a ucraniana Elina Svitolina. Sua algoz acabou sendo a compatriota Jennifer Brady. Desta vez, a norte-americana terá pela frente quem passar do duelo entre a compatriota Amanda Anisimova e a australiana Ashleigh Barty.
Pegula teve um firme começo de partida e venceu os dois primeiros games. A vantagem permaneceu até o sexto game, quando Sakkari empatou em 3/3, mas a igualdade durou pouco, já que na sequência a grega voltou a perder o serviço. Depois de deixar escapar um set-point no nono game, a norte-americana foi quebrada ao sacar para o jogo no décimo e teve que resolver a parcial no tiebreak.
Se o primeiro set foi bem disputado, o desempate não seguiu a mesma linha, com Sakkari perdendo todos os pontos. Pegula manteve o embalo na segunda parcial, salvou os dois break-points que enfrentou, ambos no terceiro game, e aproveitou um dos dois que teve, batendo o saque de Sakkari no quarto. Ela então administrou a dianteira até o fim e selou a vitória.
A norte-americana levou a melhor não apenas no aproveitamento com o saque (71% contra 55%), mas também nas bolas vencedoras (28 a 20). Além disso, Pegula cometeu menos erros não forçados (17 a 25). Ela também foi melhor junto à rede, vencendo 64% dos pontos em que subiu contra 87% da rival grega.