Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal destaca longo tiebreak e já pensa nas quartas
23/01/2022 às 06h00

Nadal salvou quatro set-points na primeira parcial e tiebreak durou 28 minutos

Foto: Divulgação
Diego Diegues
Especial para TenisBrasil

Melbourne (Austrália) - Classificado para as quartas de final do Australian Open, Rafael Nadal destacou os momentos decisivos do primeiro set contra o francês Adrian Mannarino neste domingo em Melbourne. O espanhol avalia que fechar aquela parcial, depois de um longo tiebreak com 28 minutos e salvando quatro set-points, foi fundamental para que ele assumisse o controle da partida logo na sequência. Nadal também rasgou elogios ao seu adversário. Por fim, o ganhador de 20 Grand Slam projetou seu próximo duelo contra Denis Shapovalov, outro canhoto, e que segundo ele com muito talento para vencer um Slam futuramente.

Nadal definiu o tiebreak do primeiro set como fundamental na sua vitória. “Já joguei muitos tiebreaks na minha carreira, mas não me lembro de um tão longo e tenso como esse”, disse após a vitória por 7/6 (16-14), 6/2 e 6/2. Segundo ele, a primeira parcial da partida foi no mínimo “metade do jogo”. Quando perguntado se a partida seria diferente, caso o francês tivesse vencido o set, o espanhol foi sucinto: "Difícil falar em possibilidades, isso não existe no tênis”.



O espanhol elogiou a maneira que o francês jogou o primeiro set e lamentou a queda de nível nos demais. “Ele elevou muito seu nível. Sua bola estava pesada. Por diversos momentos, no primeiro set, me senti desconfortável com suas bolas altas e laterais”, disse. 

"É difícil para ele encontrar o ponto de impacto perfeito quando ele joga uma bola alta e com spin, ainda mais nestas condições, mas hoje não foi o caso. Ele tem a capacidade de fazer você se sentir desconfortável na quadra. Ele jogou muito bem, como esperado depois de ter vencido grandes rivais como Karatsev e Hurkacz. Por isso é uma vitória de grande valor para mim", explicou após marcar sua terceira vitória sobre Mannarino no circuito.

Duelo com Shapovalov na próxima rodada
O canadense Denis Shapovalov será o adversário de Rafael Nadal nas quartas de final. Assim, como Mannarino e o próprio espanhol, o cabeça de chave 14 do torneio, também é canhoto. “Ele está evoluindo seu tênis. Os resultados não mentem, afinal não é fácil ganhar de Sascha por 3 sets 0 numa partida de Slam. Então preciso aproveitar minhas chances contra ele”. O ex-número 1 do mundo também admitiu que o canadense tem grandes chances de ganhar um Grand Slam no futuro.

 

"Eu sempre digo: 'Ele é um potencial vencedor de vários títulos de Grand Slam'. E se continuar evoluindo, vai melhorar ainda mais. Ele tem muitas coisas incríveis em seu jogo. Se ele for regular e intenso, vai ser muito difícil de vencer. Mas estou muito animado, porque estou nas quartas de final e não esperava estar aqui há algumas semanas", explica o veterano de 35 anos.

O espanhol também foi perguntado se ficou surpreso com a vitória de Shapovalov sobre Zverev nas oitavas. "Não muito. Quero dizer, o Sascha era um pouco favorito provavelmente por causa do ranking, mas não era um favorito claro. Todo mundo sabe, como eu disse antes, o quão bom é Denis quando ele está jogando bem. Então é claro que você não esperava uma vitória em três sets, mas foi o que aconteceu. Eu não vi o jogo, mas o placar mostra que o Denis fez uma grande partida. Não sei se Sascha jogou bem ou não, mas mesmo assim, para vencê-lo em três sets é porque ele fez uma partida fantástica".

Espanhol agradece estar saudável
Antes da turnê australiana começar, Nadal disse à imprensa espanhola que não saberia em que condições chegaria à Austrália. Hoje, o espanhol afirma estar muito feliz com sua performance dentro de quadra, e acima de tudo apto por ter jogados sete partidas na sequência (incluindo o título do ATP 250 em Melbourne) sem nenhum tipo de lesão ou incômodo muscular.

“O mais importante é que estou saudável para continuar jogando. Estou feliz com a minha performance dentro de quadra e o alto nível que estou praticando nos treinos. Contudo, sabemos que o tênis muda muito rápido, então é continuar trabalhando muito forte para ter uma chance de jogar e competir em alto nível de novo”, finalizou.

Comentários