Melbourne (Austrália) - O bom início de temporada de Gael Monfils rendeu mais um bom resultado na Austrália. Duas semanas depois de conquistar um título de ATP em Adelaide, o experiente francês assegurou um lugar nas quartas de final do Australian Open depois de superar o sérvio Miomir Kecmanovic por 7/5, 7/6 (7-4) e 6/3.
Aos 35 anos, Monfils é o atual número 20 do mundo e chega às quartas de um Grand Slam pela oitava vez na carreira, sendo a segunda na Austrália. A única vez que ele havia chegado tão longe em Melbourne havia acontecido em 2016. Seus melhores resultados em Slam, entretanto, foram as semifinal de Roland Garros em 2008 e do US Open em 2016.
Welcome back to the quarterfinals 👋 @gael_monfils reaches the last eight in Melbourne for the first time since 2016 with a 7-5 7-6(4) 6-3 win over Miomir Kecmanovic.@gael_monfils · #AusOpen · #AO2022
🎥: @wwos · @espn · @eurosport · @wowowtennis pic.twitter.com/hfVIJUlwXF— #AusOpen (@AustralianOpen) January 23, 2022
O adversário de Monfils nas quartas virá da partida entre o italiano Matteo Berrettini e o espanhol Pablo Carreño Busta. O francês perdeu os dois duelos anteriores para Berrettini, no US Open de 2019 e na ATP Cup do ano passado. Já diante de Carreño Busta, ele tem três vitórias e três derrotas.
Kecmanovic foi o jogador que mais se beneficiou pela retirada do nome de Novak Djokovic da chave, após o cancelamento de visto de permanência do sérvio na Austrália, definido no último domingo. Ele estrearia contra o número 1 do mundo, mas acabou enfrentando o lucky-loser italiano Salvatore Caruso. Depois, passou ainda pelo norte-americano Tommy Paul e pelo italiano Lorenzo Sonego. O jovem sérvio de 22 anos e 77º do ranking é treinado pelo argentino David Nalbandian.
Stepping up when it counts
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 23, 2022
Monfils 7-5 7-6(4) Kecmanovic@Gael_Monfils · #AusOpen · #AO2022
🎥: @wwos · @espn · @eurosport · @wowowtennis pic.twitter.com/CG4Z9XxnDq
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Monfils já no último game da parcial. Kecmanovic chegou a salvar três set-points no saque quando perdia por 5/4, mas não aproveitou suas três oportunidades de quebra no 5/5.
O sérvio foi o primeiro a quebrar na parcial seguinte, ele abriu 3/1 e chegou a liderar por 4/2, mas Monfils devolveu a quebra no oitavo game. O francês chegou a ter dois set-points quando vencia por 6/5, mas só conseguiu fechar já no tiebreak. O terceiro set foi mais tranquilo para Monfils, apesar de ele ter escapado de um 15-40 ainda no início. Ele conseguiu duas novas quebras e fechou o jogo vencendo quatro games seguidos.