Notícias | Dia a dia | Australian Open
Saque faz a diferença e Berrettini vence mais uma
23/01/2022 às 09h20

Berrettini disparou 28 aces e só enfrentou um break-point na partida deste domingo

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - No jogo que encerrou a rodada deste domingo pelo Australian Open, Matteo Berrettini e Pablo Carreño Busta protagonizaram um duelo com parciais equilibradas. O ótimo desempenho do italiano no saque fez a diferença para que ele conseguisse mais uma vitória no torneio e garantisse um lugar nas quartas de final. Vindo de um jogo duro contra Carlos Alcaraz na última sexta-feira, o número 7 do mundo superou Carreño Busta com as parciais de 7/5, 7/6 (7-4) e 6/4 em 2h22 de partida.

Aos 25 anos, Berrettini chega pela primeira vez às quartas de final na Austrália, em cinco participações no torneio. Seu melhor resultado em um Grand Slam é a final de Wimbledon no ano passado. Ele também já disputou uma semifinal de US Open em 2019 e as quartas em Roland Garros na última temporada. Seu próximo adversário será Gael Monfils, experiente francês de 35 anos e 20º do ranking, a quem derrotou nos dois duelos anteriores.

Berrettini disparou 28 aces na partida deste domingo, enfrentou somente um break-point e cedeu apenas 17 pontos em seus games de serviço. Quando colocou o primeiro saque na quadra, venceu 87% pontos. O italiano conseguiu duas quebras, uma no primeiro set e outra no terceiro, embora tenha criado sete break-points ao longo do jogo. A diferença no número de winners também foi ampla, 57 a 29 para Berrettini, que cometeu 27 erros contra 30 do rival.

Já Carreño Busta, superado nas oitavas de final, segue sem conseguir chegar às quartas de final em Melbourne. O espanhol de 30 anos e número 21 do mundo parou nas oitavas pela terceira vez na carreira. Ele tem melhores resultados em outros Grand Slam, com duas semifinais de US Open e mais duas campanhas até as quartas em Roland Garros.

Jogo teve apenas duas quebras e Berrettini só enfrentou um break-point
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Berrettini no penúltimo game da parcial. O italiano vinha confirmando seus games de serviço de forma bastante tranquila e contou com uma boa dose de sorte, já que conseguiu dois pontos em bolas que desviaram na fita no game de 5/5. À frente no placar pela primeira vez no jogo, escapou de um 30-40 e fechou o set, terminando a parcial com sete aces e 19 winners.

Logo na abertura do segundo set, Carreño Busta teve que reverter um 0-40 no saque. Já Berrettini contou com 14 aces na parcial e só perdeu sete pontos no saque para não ter o serviço ameaçado. O italiano ainda perderia mais um break-point, mas conseguiu fechar o set no tiebreak, com direito a três aces.

Em vantagem no placar, Berrettini continuou muito forte no saque e só perdeu três pontos em seus games de serviço no último set e passou ainda mais agressivo nas devoluções, colocando pressão constante sobre o saque do espanhol. Carreño Busta até escapou de um break-point no 3/2, mas não evitou uma nova quebra no 5/4, que deu números finais à partida.

Comentários