Melbourne (Austrália) - O saque e voleio do norte-americano Maxime Cressy deu trabalho ao russo Daniil Medvedev nesta segunda-feira. Tirando o primeiro set, o número 2 do mundo teve trabalho em todas as parciais e inclusive perdeu uma, mas no fim das contas fez prevalecer seu favoritismo e anotou mais uma vitória no Australian Open, marcando placar final de 6/2, 7/6 (7-4), 6/7 (4-7) e 7/5.
Depois de gastar 3h30 para derrubar o atual 70º colocado no ranking da ATP, o russo terá pela frente um teste ainda mais duro e de estilo bem diferente contra o canadense Felix Auger-Aliassime, que também não teve moleza para alcançar as quartas de final e precisou buscar a virada contra o croata Marin Cilic.
Aliassime e Medvedev já se enfrentaram três vezes e o russo levou a melhor em todas, inclusive no duelo mais recente, semanas atrás pelas semifinais da ATP Cup. As outras duas derrotas do canadense aconteceram no US Open (2021) e no Masters 1000 de Toronto (2018).
Vice-campeão no ano passado, Medvedev se tornou o quinto russo a alcançar as quartas em Melbourne mais de uma vez, se juntando a Yevgeny Kafelnikov (5), Nikolay Davydenko (4), Aleksandar Metreveli e Marat Safin (ambos com 3). Ele também é o quinto russo no geral em Grand Slam, com seis aparições, empatado com Davydenko.
Maior vencedor da temporada até então com suas nove vitórias, Cressy não começou muito bem e perdeu o primeiro set com duas quebras, mas a partir do segundo conseguiu se estabelecer em quadra e complicou as coisas para Medvedev. Embora não tenha passado aperto com o saque, salvando o único break-point que teve a seu favor, o russo sofreu para anotar novas quebras, o que o deixou bastante frustrado.
O norte-americano não encarou break-points no segundo e terceiro sets, ambos definidos no tieberak. Medvedev venceu o primeiro desempate, mas não repetiu o feito no segundo e assim teve que encarar uma parcial a mais. No quarto último, ele conseguiu voltar a pressionar o saque de Cressy, mas só foi conquistar a quebra que definiu o jogo na nona chance que teve.
Medevev levou a pior no duelo de aces (13 a 18), mas viu o rival anotar 16 duplas faltas contra apenas 4 suas. O número de bolas vencedoras de Cressy também foi superior (75 a 58), mas a diferença foi ainda maior, desta vez favorável ao russo, nos erros não forçados (48 a 11). O vice-líder da ATP ainda teve melhor aproveitamento junto à rede (71% contra 66%), ainda que pese as 135 subidas do norte-americano contra as 24 suas.